Na tarde de quinta-feira, dia 24, associados do Banesmútuo reuniram-se no auditório da Afubesp para discutir a proposta da criação do Mutuoprev, feita pela Abesprev. Participaram do encontro cerca de 40 banespianos e dirigentes sindicais de várias cidades do Estado de São Paulo e também de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.
Para os participantes, a utilização do fundo de reserva – constituído para o pagamento dos seguros contratados – para outra destinação, ou seja, fazer o aporte inicial para planos de previdência, não foi devidamente esclarecida.
Herbert Moniz, coordenador da Comissão Nacional dos Aposentados do Banespa (CNAB), atenta para o fato de que o Mutuoprev já possui uma diretoria empossada, que são os próprios dirigentes da Abesprev. Essa diretoria, contudo, até o momento não informou se será cobrada uma taxa de administração e qual será o valor do aporte.
Devido à pressão que muitos banespianos relataram estar sofrendo para que migrem de plano, durante a reunião foi criada um Grupo de Defesa dos associados do Banesmútuo com a finalidade de buscar as informações corretas para os colegas.
É importante que haja maior transparência no processo de mudança de Banesmútuo para Mutuoprev.
Os representantes do grupo orientaram aos participantes que não assinem os papéis até que sejam passados maiores esclarecimentos.
Veja a íntegra do comunicado divulgado nesta sexta-feira, dia 25:
Na condição de associados do Banesmútuo e, em sua maioria integrantes da CNAB (Comissão Nacional dos Aposentados do Banespa)/Afubesp, após reiterados pedidos de uma posição, vindos de todas as regiões do país, sobre a mudança de Banesmútuo para Mutuoprev, e devido ao processo de transformação apresentar lacunas, e pontos obscuros, mudando completamente a natureza jurídica do seguro até então existente, foi formado o Grupo de Defesa dos Associados do Banesmútuo, que em sua primeira reunião, realizada na manhã desta sexta-feira, dia 25 de fevereiro, deliberou:
1 – Intervir judicialmente no processo, exigindo uma ampla discussão sobre a oportunidade da alteração pretendida pela diretoria da Abesprev;
2 – Pedir aos associados do Banesmútuo que aguardem com calma a discussão sobre a necessidade da mudança pretendida;
3 – Agendar, concomitantemente à medida jurídica, reuniões em todas as regiões do país para as discussões sobre o assunto;
4 – Definir de imediato as datas para realização dos encontros em cada região.
Grupo de Defesa dos Associados do Banesmútuo
Aguinaldo Maldonado
Alfredo Rossi
Carlos Augusto de A. Reis (Barão)
Darci Aparecida de Paula Ruano
Herbert Moniz
José Marcelo Koch Leme
Oliver Simioni
Paulo Cardoso
Sérgio Zancopé