Os trabalhadores bancários de Curitiba e região aprovaram por ampla maioria a proposta de paralisação por tempo indeterminado, a partir desta quinta-feira, 24 de setembro. A assembleia, que também rejeitou a proposta apresentada no último dia 17 pela Fenaban, aconteceu na noite de quarta-feira (23), no Espaço Cultural e Esportivo da categoria. A greve foi a única resposta encontrada pelos trabalhadores após cinco rodadas de negociação e muito descaso por parte dos banqueiros.
A minuta de reivindicações da Campanha Salarial 2009 foi entregue à Fenaban em 10 de agosto. Somente depois de quatro reuniões e muita ‘enrolação’ os representantes dos bancos apresentaram uma proposta: apenas 4,5% de reajuste (o que não contempla ganho real) e uma PLR rebaixada em relação a regra atual. “Diante da lucratividade dos bancos, a proposta da Fenaban é uma afronta a dignidade dos trabalhadores bancários”, contesta Otávio Dias, presidente do Sindicato dos Bancários de Curitiba e região.
Categoria unida – A assembleia desta terça-feira deixou claro que a categoria bancária está mobilizada e unida para mais esta batalha. Mais de mil trabalhadores compareceram ao Espaço Cultural e Esportivo para deliberar sobre a greve, aprovada por ampla maioria. “A expressividade desta assembleia mostra nossa força e antecipa a amplitude que alcançaremos com as paralisções”, completa Otávio Dias.