Os bancos terão que levar a legislação sobre segurança bancária a sério, pelo menos no município de Vacaria – RS. Durante fiscalização feita na semana passada por fiscais da Prefeitura, apenas dois entregaram documentação técnica sobre os vidros blindados, exigidos pela lei municipal nº2533. Os demais bancos receberão multa de R$ 2.780,50 nesta sexta-feira.
Segundo o fiscal da Prefeitura, Rovane de Oliveira, os bancos voltarão a ser autuados num prazo de 30 dias, caso não entreguem o laudo técnico que comprove a blindagem dos vidros de suas agências. Ele observa, que embora Banrisul e Bradesco tenham apresentado documentos, estes não atestam a blindagem dos vidros.
A Prefeitura também notificou esta semana uma empresa de transporte de valores, que desrespeitou o artigo 2º da lei municipal, que regulamenta o horário de circulação destes veículos: “A carga e descarga de valores por empresas que operam veículos denominados carros-fortes, será efetuada no horário das 17:15 às 08:45 do dia seguinte”.
O presidente do Sindicato dos Bancários de Vacaria, Paulo Cesar Hermani, destaca que a fiscalização é essencial para obrigar os bancos a cumprirem a lei. “As instituições financeiras devem assumir a sua responsabilidade com relação à segurança dos bancários, clientes, usuários dos bancos e população em geral. Os bancos têm condições de adotar os equipamentos exigidos pela lei municipal, que dificultam a ação dos assaltantes”, afirma.