Agência do BB e posto do Santander assaltados no mesmo dia em Recife

A agência do Banco do Brasil na Rua Benfica e o Posto de Atendimento do Santander no HOPE (Hospital de Olhos de Pernambuco) foram assaltados na última sexta-feira (1º) e elevaram para dez o número de roubos a unidades bancárias este ano no Estado.

No BB Benfica, trata-se do terceiro assalto em três anos. Dia de pagamento, a agência estava lotada quando seis assaltantes conseguiram passar armados pela porta de segurança e anunciar o assalto.

Apesar de rápida, a ação criminosa foi tensa: clientes e trabalhadores foram obrigados a deitar no chão, enquanto o grupo coletava o dinheiro dos caixas, coletes e armas dos seguranças e celulares de clientes. Na saída, a porta travou e eles destruíram o vidro para garantir a fuga.

O assalto aconteceu por volta das 11 horas e somente às 14 horas, a equipe da Cassi (Caixa de Assistência dos Funcionários do BB) chegou ao local. Segundo Wellington Trindade, secretário de Saúde do Sindicato dos Bancários de Pernambuco, os bancários do BB dispõem de um instrumento chamado Pavas (Programa de Apoio às Vítimas de Assalto e Sequestro), o que é um avanço em relação a outras empresas. “No entanto, não é a primeira vez que a assistência demora a chegar à agência. Os funcionários estavam muito tensos e se sentindo desvalorizados por conta deste atendimento tardio”, diz.

Santander

O PAB do Santander funciona dentro da unidade do HOPE. O acesso é pelos fundos e garantido somente para funcionários do Hospital. Os assaltantes entraram com jalecos de médico e anunciaram o assalto.

O projeto-piloto de segurança bancária, garantido durante as negociações da Campanha Nacional de 2012, foi implantado em 205 agências de Olinda, Recife e Jaboatão dos Guararapes. No entanto, os postos de atendimento ficaram fora do projeto.

O PAB assaltado, portanto, não dispunha dos equipamentos de proteção, como por exemplo a porta com detector de metais e circuito de câmeras. “São dois funcionários e um vigilante. O único equipamento existente é o cofre de retardo”, aponta Wellington.

Entre as reivindicações dos bancários para a Campanha Nacional 2014, está a extensão das medidas testadas e aprovadas no projeto-piloto de segurança para outros municípios e estados e também para postos de atendimento.

Ameaça

Este início do mês poderia ter sido ainda mais inseguro se tivesse se concretizado a ameaça que rondou a agência do Banco do Brasil na Avenida Norte. No final da manhã, os vigilantes perceberam uma movimentação atípica em frente a agência e contataram a Polícia.

Quando os policiais chegaram, os supostos assaltantes fugiram. O BB da Avenida Norte já foi alvo de assalto em junho deste ano.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram