Paralisações crescem diante das propostas insuficientes dos bancos
Aumentou de 57 para 72 o número de agências fechadas, nesta quarta-feira (1º), segundo dia de greve nacional e com 94% de adesão da categoria na base territorial do Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região, no interior da Bahia.
Além de Vitória da Conquista, cidades como Candido Sales, Livramento e Paramirim estão com 100% de paralisação nos bancos. Em toda a Bahia foram 820 unidades fechadas.
No país, 7.673 agências e centros administrativos de bancos públicos e privados foram paralisados no segundo dia da greve, conforme balanço divulgado pela Contraf-CUT. Foi um crescimento de 16,75% (1.101 agências a mais) em relação ao primeiro dia, quando 6.572 unidades foram fechadas.
A greve por tempo indeterminado foi confirmada nas assembleias realizadas em todo o país na segunda-feira (29), após a recusa da proposta dos bancos de reajuste salarial de 7,35%, o que representa apenas 0,94% de aumento real ao se descontar a inflação do período, contra os 12,5% exigidos pela categoria.
A paralisação é uma resposta à forma desrespeitosa com que os bancos vêm tratando os seus trabalhadores.