Os bancários do Banco do Brasil realizaram hoje mobilização em todo o país. Foram atividades, paralisações e retardamento das agências, coroando a organização dos trabalhadores conseguida na campanha Acorda BB – Banco para o Brasil, que vem agitando o banco nos últimos meses.
“Os bancários do BB estão de parabéns pela luta desses últimos meses, em especial pelas movimentações deste dia 25”, avalia William Mendes, secretário de Imprensa da Contraf/CUT e funcionário do banco. “A campanha Acorda BB, além de conseguir avanços como mais funcionários, ajudou a fortalecer os trabalhadores para que possamos brigar na campanha salarial que vai começar em breve por melhores salários, condições de trabalho e questões específicas do BB, principalmente as ligadas à reestruturação”, afirma.
Para Marcel Barros, coordenador da Comissão de Empresa do BB da Contraf/CUT, a campanha foi um sucesso ao mobilizar os trabalhadores e trazer para o debate os temas mais importantes para os funcionários. “É um recado para que a diretoria do BB acorde e passe a olhar para dentro do banco, e não só para a concorrência”, sustenta.
Manifestações
Em São Paulo, Os funcionários participaram da atividade nacional orientada pela Contraf-CUT e realizaram mais um ato no Complexo São João, marcado por forte presença policial. Em Brasília, os bancários do BB paralisaram por duas horas diversas agências, unidades e edifícios no Distrito Federal, incluindo manifestação no Setor Bancário Sul e na Tecnologia (edifício sede IV).
O Sindicato do Rio realizou atividade nas quatro maiores agências do centro da capital. Em Vitória, os bancários se uniram aos vigilantes, que realizaram paralisação, num ato na Praça Pio XII, no centro da cidade.
Em Teresina, os empregados do Banco do Brasil das agências Piçarra, zona Sul de Teresina, e na cidade de Timon (MA), decidiram parar as atividades por 24 horas. Nas demais unidades de Teresina e na cidade de Piripiri, a paralisação foi de duas horas, de 10h às 12h.
Na base do Sindicato dos Bancários do Pará e Amapá, os bancários aprovaram por unanimidade a paralisação das atividades por 24 horas nesta quarta-feira.
Os bancários realizaram panfletagem nas agências e um ato em frente à agência do BB da avenida Presidente Vargas.
Os funcionários de Alagoas aprovaram a paralisação em assembléia realizada ontem, com a presença de cerca de 100 bancários. O mesmo ocorreu em Fortaleza, com paralisações nas agências dos principais corredores bancários da cidade.
Os bancários de Curitiba realizaram paralisação na parte da manhã, e em Juiz de Fora, aconteceu paralisação por duas horas das atividades do banco. Os bancários retardaram a abertura da agência Centro de Chapecó para meio-dia, com adesão unânime dos funcionários. Em Guarapuava a agencia do BB foi paralisada por uma hora.
Em São Leopoldo, o sindicato realizou distribuição de carta aberta aos clientes e funcionários do Banco do Brasil, nas agências Centro, Scharlau, Rio Branco e Unisinos.
A Contraf/CUT recebeu ainda informações sobre manifestações com panfletagem nas agências nas bases de Campos, Petrópolis e Concórdia.