(Recife) A notificação, do secretário de Previdência Complementar, Leonardo Paixão, está nas mãos do banco desde a semana passada. A partir de então, o ABN tem 30 dias para retomar as contribuições com a Bandeprev – fundo de pensão dos funcionários do antigo Bandepe. As contribuições foram suspensas desde agosto de 2006. Pelas regras da previdência complementar, a empresa teria quatro meses para entregar um projeto de retirada de patrocínio à Secretaria de Previdência Complementar.
Ocorre que tal documento tem que ser aprovado em reunião do conselho e diretoria do fundo de pensão. No entanto, os bancários conseguiram uma liminar que impede a realização desta reunião enquanto não houver sentença para a a ação movida pela Asfabe – Associação dos Funcionários Aposentados do Bandepe, contra a extinção.
Em julho último, o banco conseguiu que este período se estendesse enquanto durasse o processo judicial. Mas, segundo o secretário Leonardo Paixão, o prazo pode ser estendido, mas as contribuições têm que ser retomadas. Desde 25 de setembro, os conselheiros eleitos, diretores do Sindiocato e da Asfabe cobram do secretário uma comunicação ao banco, por escrito, pedindo a retomada das contribuições. “É mais uma vitória na briga pela manutenção da Bandeprev”, afirma João Carlos Mello, secretário de Administração do Sindicato e conselheiro eleito.
Fonte: Seec PE