Bancárias participam do ato público da mulher trabalhadora no Recife

Mobilização antecedeu o Dia Internacional da Mulher

O Sindicato dos Bancários de Pernambuco marcou presença na última sexta-feira (7), no ato público convocado pela CUT, na Praça do Derby, no Recife. Mulheres e homens realizaram mobilização em defesa da inclusão social, valorização do trabalho, igualdade de oportunidades e pela autonomia das mulheres.

Na atividade, foi distribuído um folder com a pauta mínima de reivindicações de políticas públicas defendidas pelas mulheres para a construção de uma sociedade justa e igualitária.

Durante a concentração, foram formados grupos de discussão sobre os temas: violência contra a mulher; trabalho doméstico renumerado; combate ao racismo; trabalho decente na Copa do Mundo de 2014; mulher nas questões socioeconômicas e no mundo do trabalho.

As diretoras do Sindicato compuseram o grupo que discutiu as desigualdades no mundo do trabalho. Vários assuntos foram relatados nos debates, entre eles as dificuldades vividas pelo Sindicato das Domésticas para fazer valer a nova legislação; os entraves para as mulheres ascenderem nas carreiras; as duplas e triplas jornadas; e a importância das trabalhadoras se engajarem no movimento sindical e político.

Após os debates, as mulheres realizaram apitaço na Avenida Agamenon Magalhães. “Foi uma atividade importante para dar visibilidade às diversas demandas do movimento de mulheres”, afirma Teresa Souza, diretora da Fetraf-NE.

Agenda Mês da Mulher
11 a 14/03 – sindicato visita as agências. Trabalhadoras serão presenteadas com brindes e música, com dueto de flauta e violino.

31/03– Reflexão e debate sobre a reforma política e as mulheres.
19h00- auditório do Sindicato, com a preseça da dep. Federal, Erica Kokay, que é bancária da Caixa e ex-presidenta do Sindicato dos Bancários de Brasília.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram