(Porto Alegre) O Sindicato dos Bancários de Porto Alegre e Região (SindBancários), a Federação dos Bancários do Rio Grande do SUL (Feeb-RS), e a Associação de Pessoal da Caixa (Apcef-RS) promoveram no início da tarde desta quinta-feira, em frente à agência da Praça da Alfândega, ato público da campanha “Mais empregados para a Caixa – Mais Caixa para o Brasil”.
Na oportunidade, a população aderiu ao chamamento e participou da coleta de assinaturas ao abaixo-assinado por mais contratações, documento que será encaminhado à direção da empresa, Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão e demais instâncias governamentais responsáveis pela estrutura de pessoal das instituições públicas federais. A reivindicação é para a Caixa elevar, em um primeiro momento, seu quadro de pessoal ao patamar mínimo de 100 mil empregados concursados.
De acordo com o diretor Financeiro do SindBancários, Devanir Camargo da Silva, a manifestação foi um momento de diálogo entre os empregados com a sociedade gaúcha. “Estamos aqui na Praça da Alfândega para exigir a realização de concurso público e a abertura de novos empregos. Por isso convidamos todos para assinarem o abaixo-assinado que será levado para a direção da Caixa. A demanda é enorme e a defasagem de pessoal também.”
A diretora Maristela da Rocha utilizou as afirmações da diretoria da Caixa para contrapor o que ocorre nas agências do Brasil. “A direção diz que está tudo bem, mas a população pode comparecer nas agências do país inteiro para verificar que a situação é muito diferente”, disse a dirigente.
Na avaliação do diretor Marcos Todt, os bancos são os que mais lucram no país, por isso “o setor deve qualificar o atendimento prestado à população, reduzindo o estresse ocasionado ao empregado da Caixa em razão da enorme demanda de trabalho.”
Presente à atividade, o deputado Raul Carrion (PCdoB) disse que o ato em Porto Alegre não significava apenas um luta dos bancários e de suas entidades, mas de toda a sociedade, que utiliza os serviços sociais oferecidos pelo Governo por meio da Caixa Econômica Federal.
“Como integrante do Conselho das Cidades, conheço a demanda que a empresa está assumindo nos últimos anos. O momento exige novos trabalhadores, pois a carência de pessoal se reflete na avaliação e aprovação de novos projetos que beneficiam à população”, argumentou o deputado.
Por fim, o presidente em exercício do SindBancários, Fabio Soares Alves, pediu o apoio da população de Porto Alegre para melhorar e qualificar os serviços prestados pela Caixa, principalmente na área social. “Hoje, vários setores enfrentam dificuldades para atender com qualidade os usuários da Caixa”.
Lançada pela Fenae, Apcefs, Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf/CUT) e seus sindicatos, a campanha “Mais empregados para a Caixa – Mais Caixa para o Brasil” tem mostrado que o déficit de mão-de-obra na Caixa Econômica Federal afeta a empresa, os trabalhadores, os clientes e a população.
No encerramento do ato, o SindBancários soltou centenas de balões, que coloriram o céu da cidade e reforçou o motivo do ato: a carência funcional da Caixa em nível nacional.