Durante a blitz educativa de segurança realizada, hoje 22 em todas as agências bancárias do centro de Cuiabá, o Sindicato dos Bancários e dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Seeb/MT), constatou algumas irregularidades relacionadas as normativas de segurança nos bancos, como o número insuficiente de vigilantes, e algumas questões que a categoria cobra que seja regulamentada, como a ausência de portas giratórias e portas sem blindagem. “Fomos verificar se os bancos cumprem as medidas de segurança de acordo com as normativas da Polícia Federal”, argumenta o presidente do Seeb/MT, Arilson Silva.
No final da blitz, o Sindicato fará um relatório e encaminhará o documento para a Superintendência da Polícia Federal em Mato Grosso.
No dia 13 de setembro, o Seeb/MT realizou a primeira blitz em Várzea Grande. Foram visitadas 14 agências da cidade. Foram detectadas irregularidades em relação à segurança. Houve casos de apenas um vigilante para cuidar do banco, enquanto que a portaria da Polícia Federal estabelece dois.
Outra equipe do Sindicato esteve em Sinop (500 quilômetros de Cuiabá) na semana passada e se deparou também com problemas relativos à segurança bancária. Duas das nove agências visitadas não havia porta de segurança com detectores de metais.