Conselheiros eleitos: Rocha, Ana Guimaraens, Denise e Pirotti
As chapas apoiadas pelo movimento sindical venceram as eleições para Fundação Banrisul. A apuração dos votos ocorreu nesta quinta-feira, dia 9, em Porto Alegre.
Para o Conselho Deliberativo, ganhou a Chapa 5, formada pelo diretor da Fetrafi-RS, Carlos Augusto Rocha, como titular, e a bancária Ana Guimaraens, como suplente, recebendo 2052 votos, 53,6% do total.
Já para ao Conselho Fiscal, venceu a Chapa 3, composta pela diretora da Fetrafi-RS, Denise Falkenberg Corrêa, como titular, e o diretor do Sindicato dos Bancários de Porto Alegre e Região (SindBancários) e da Contraf-CUT, Antônio Carlos Pirotti, obtendo 2975 votos, 77,7% do total.
O anúncio oficial do resultado das eleições deverá ser feito na próxima quarta-feira, dia 15, quando os Conselhos Diretor, Deliberativo e Fiscal se reúnem.
Participaram do pleito 3735 banrisulenses. O período para recursos vai até o dia13. O secretário-geral do SindBancários, Fabio Soares Alves, pela Chapa 5, e o diretor da Fetrafi-RS, Amaro Souza, pela Chapa 3, participaram da apuração como fiscais.
Avaliação e agradecimentos
Embora o quórum tenha sido baixo, Rocha destaca o número dos colegas que votaram nas Chapas 5 e 3, refletindo a vontade de mudança. “Nos sentimos muito honrados com os votos recebidos e renovamos nossos compromissos de trabalhar em prol dos banrisulenses, ativos, assistidos e pensionistas.”
O dirigente da Fetrafi-RS lembra o fundamental empenho das entidades sindicais, da Associação dos Funcionarios Aposentados do Banrisul (Afaban) e demais grupos de aposentados, que entenderam a gravidade do momento e a necessidade de eleger autênticos representantes dos trabalhadores.
“Agradecemos aos colegas que voluntariamente trabalharam para nos eleger. Agradecemos a todos que votaram em nossas chapas e prometemos o máximo de empenho para honrar a confiança daqueles que acreditaram em nós”, completa Rocha.
Ana Guimaraens agradece aos que aceitaram e votaram na proposta apresentada. “Pretendemos voltar a discutir os problemas da Fundação junto com a categoria bancária. Também pretendemos apresentar propostas para solucionar os problemas e trabalhar no intuito de garantir a sustentabilidade do nosso plano previdenciário”, afirma.
Denise Corrêa destaca que, acima de tudo, a vitória é dos trabalhadores e trabalhadoras do Banrisul. “Foi fundamental contarmos com o apoio dos ativos, aposentados e dos sindicalistas. O significado é muito grande, assim como o desafio que teremos para enfrentar os problemas históricos da Fundação. Nossas propostas são bandeiras, por isso nosso compromisso é com nossas essas ações”.
A diretora da Fetrafi-RS acrescenta: “queremos que a sintonia entre os trabalhadores e o fundo de pensão seja total, para que possamos trabalhar para melhorar e avançar na solução das situações. Não é uma vitória individual, mas de todo o conjunto dos banrisulenses”.
Veja os números da apuração:
Conselho Deliberativo
Chapa 1: 516 votos
Chapa 2: 153 votos
Chapa 3: 816 votos
Chapa 4: 248 votos
Chapa 5: 2.052 votos
Brancos: 40 votos
Conselho Fiscal
Chapa 1: 402
Chapa 2: 347
Chapa 3: 2.975
Brancos: 101 votos
Total: 3.825 votos