Bancários de Piracicaba protestam contra demissões no Itaú Unibanco

Bancários de Piracicaba fizeram nesta terça-feira (19) manifestação nas agências do Itaú Unibanco na rua Prudente de Moraes, centro da cidade, contra a política de demissões da empresa em todo o país. O Sindicato dos Bancários da cidade denuncia a política de rotatividade do banco, que no primeiro semestre deste ano provocou o desligamento de aproximadamente quatro mil trabalhadores. O banco Itaú esta substituindo funcionários com salários maiores ou próximos da aposentadoria por outros a custo menor.

Outro ponto de pauta dos trabalhadores é o fim da cobrança de metas abusivas. Esta situação é mesma em todo país, conforme diagnóstico feito pelos dirigentes sindicais de norte a sul do Brasil. Funcionários do Itaú estão adoecendo com as péssimas condições de trabalho.

Recentemente o banco conquistou o prêmio Sustainable Awards (Prêmio Financial Times de Sustentabilidade), que reconhece as melhores políticas e práticas de sustentabilidade do setor financeiro. Sustentabilidade implica na utilização dos recursos naturais ou manufaturados, mas, quando o assunto é seu maior bem, os bancários, há descarte e desrespeito na gestão dos trabalhadores. Isso com certeza o jornal inglês Financial Times, que concedeu o prêmio, ignorou.

“É de extrema importância que o banco entenda que os bancários são seu maior patrimônio, e nós do movimento sindical vamos à luta para defender a manutenção do emprego na categoria bancária, e pedimos o fim das demissões imotivadas”, declarou o presidente do Sindicato, José Antonio Fernandes Paiva.

As manifestações devem continuar durante a semana em Piracicaba e região.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram