A campanha Menos Metas, Mais Saúde mobilizou os bancários do ABC nos principais corredores financeiros das cidades de SBC, Santo André e Diadema, nos dias 9 e 15 de junho. Nos três municípios, o Sindicato dos Bancários do ABC conversou e distribui cartilha com informações para os trabalhadores.
Na ocasião houve também encenações da ARCA (Associação Ribeirãopirense de Cidadãos Artistas) fazendo alusão às pressões sofridas pelos bancários no dia-a-dia das agências bancárias.
A cartilha tem detalhes sobre o abuso de metas e também a proposta apresentada aos banqueiros na pauta de reivindicações do ano passado, fruto de pesquisas, consultas, debates nas conferências estaduais e nacional de bancários, além da atuação junto aos trabalhadores.
Plenária – No último dia 26 de maio, na sede do Sindicato onde foi discutido o lançamento da campanha Menos Metas, Mais Saúde na região e também foi debatida a pauta de reivindicações do eixo ‘Saúde e Condições de Trabalho’ da Campanha Nacional onde os bancários presentes reforçaram os problemas sofridos pela cobrança de metas abusivas.
Na ocasião foram reforçadas as cláusulas de saúde da minuta de 2009, foi acentuada a transversalidade na questão das metas abusivas e renda variável (programas próprios dos bancos) entre outros.
“Os bancários estão sofrendo e adoecendo em seus locais de trabalho e por conta disso não podemos ficar omissos as questões referentes à saúde dos trabalhadores”, ressalta Adma Gomes, secretária de Saúde e Condições de Trabalho do Sindicato dos Bancários do ABC.