O Sintraf JF realizou panfletagem nas agências do HSBC em Juiz de Fora, na manhã desta quarta-feira. O protesto foi motivado pelo fato do banco estar descontando verbas para pagamento de programas de remuneração de outros benefícios recebidos pelos trabalhadores.
Foram entregues panfletos aos funcionários do banco e aos clientes, denunciando o descaso do banco para com os trabalhadores. “Um banco que teve lucro recorde em 2008 (R$ 1,35 bilhão) e que pagou altas somas de PLR (Participação nos Lucros) aos seus diretores não tem justificativa para descontar essa quantia dos trabalhadores”, afirma o diretor do Sintraf JF e funcionário do HSBC, Carlos Alberto de Paula (Paulista).
Abaixo segue a carta aberta aos clientes do HSBC, distribuída nas agências:
Maior banco da Europa e um dos maiores do mundo, o HSBC vem dispensando um péssimo tratamento a seus clientes e funcionários no Brasil. Uma prova disso é que, no ano passado, o banco inglês foi líder absoluto de reclamações no Banco Central. A principal causa dessas péssimas condições de atendimento é a falta de funcionários nas agências.
Os problemas estão relacionados: a falta de funcionários sobrecarrega os trabalhadores que ficam nas agências, que não conseguem atender os clientes e usuários de forma adequada. Por outro lado, o estresse, a pressão e o excesso de trabalho fazem com que os trabalhadores adoeçam e, no limite, peçam demissão do banco, prejudicando ainda mais o atendimento.
Além da sobrecarga, os trabalhadores do HSBC recebem os piores salários do mercado e o banco exige deles o cumprimento de metas altíssimas de desempenho, aumentando a pressão. Para piorar, essas metas não são valorizadas pelo banco, que recentemente tomou a decisão de descontar os programas de remuneração vinculados ao cumprimento dessas metas de outras verbas recebidas pelos trabalhadores. A decisão foi tomada de forma unilateral e de surpresa, fazendo com que todo o esforço aplicado pelos bancários durante o ano para cumprir as metas e melhorar seus rendimento foi jogado no lixo.
Aos clientes, restam o atendimento precário, feito por funcionários desvalorizados, insatisfeitos e sobrecarregados, e o pagamento de tarifas que atingem valores cada vez mais altos, incom-paráveis com outros lugares do mundo. O desrespeito é a regra no banco inglês.
É por isso que os bancários do HSBC estão realizando esta atividade hoje. Para denunciar esta situação e cobrar do banco inglês o devido respeito para com seus trabalhadores e clientes brasileiros. Contamos com o apoio de todos para que possamos mudar esta situação e melhorar as condições de todos.