Bancários de Campinas fazem ato em frente ao BB em Dia de Luta pelo Emprego

O Sindicato dos Bancários de Campinas e Região realizou hoje de manhã, 8 de setembro, Dia Nacional de Luta pelo Emprego, com manifestação em frente a agência Centro do Banco do Brasil em Campinas. Os diretores do sindicato distribuíram carta aberta intitulada “Garantia de Emprego, mais Contratações”, elaborada pela Contraf CUT.

Apesar de baterem recorde de lucros – no primeiro semestre deste ano, lucraram R$ 24,7 bilhões – os bancos geraram tão somente 9, 048 postos de trabalho no mesmo período, segundo a Pesquisa do Emprego Bancário elaborada pela Contraf CUT e Dieese, com base nos dados do Caged do Ministério do Trabalho e Emprego.

A criação de novos postos de trabalho é freada pela rotatividade que os bancos praticam visando reduzir custos e aumentar ainda os lucros. No citado período, por exemplo, foram desligados 18.261 bancários. A rotatividade implica ainda na redução da massa salarial da categoria. A remuneração média dos admitidos nos primeiros seis meses desse ano foi 38,04% inferior à dos desligados. E as mulheres bancárias permanecem recebendo salários inferiores aos dos homens.

Rodada hoje – Na Campanha deste ano os bancários reivindicam garantia de emprego; proteção contra as demissões imotivadas, conforme estabelece a Convenção 158 da OIT (Organização Internacional do Trabalho); mais contratações; melhores condições de trabalho; reversão das áreas terceirizadas; e fim dos correspondentes bancários.

Essas reivindicações inclusive serão negociadas a partir de hoje na terceira rodada entre o Comando Nacional dos Bancários e a Fenaban, em São Paulo, que se estende até amanhã, dia 9.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram