Bancários da baixada santista paralisaram duas agências do Itaú Unibanco, nesta segunda-feira (18), contra demissões e pelo fim da pressão pelo cumprimento de metas abusivas. As agências paralisadas ficam na rua Conselheiro Nébias, 549, em Santos, e na Presidente Wilson, 82, em São Vicente.
De acordo com Walmir Gomes, diretor do Sindicato dos Bancários de Santos e funcionário do Itaú, denúncias de mortes de bancários foram feitas no Encontro Nacional dos Funcionários do Itaú, realizada dia 8 de julho, em São Paulo. Segundo membros da Comissão de Organização de Empregados (COE), somente no 1º semestre de 2011, já morreram cinco funcionários do banco. O último foi um caixa, com 23 anos, por infarto em pleno expediente em uma agência na capital.
“A vida dos trabalhadores bancários no Itaú está sendo ameaçada pela falta de funcionários e a ganância dos banqueiros Roberto Setúbal e Sérgio Moreira Salles. O maior banco da América Latina não se satisfaz com lucros recordes de mais de R$ 13 bilhões em 2010 ou o novo recorde de R$ 3,53 bilhões no 1º trimestre deste ano”, ressaltou Eneida Figueiredo Koury, secretária-geral do Sindicato.