Chapa 4 tem como diretores um associado do Previ Futuro e uma do Plano 1
Os participantes da Previ vão às urnas de 16 a 28 de maio para renovar as diretorias de Administração e de Planejamento e parte dos conselhos deliberativo, fiscal e consultivos dos dois planos de benefícios, o Plano 1 e o Previ Futuro. Quatro chapas disputam a eleição. A Contraf-CUT apoia a Chapa 4 Unidade e Segurança na Previ, encabeçada por Wagner Nascimento, diretor do Sindicato de Belo Horizonte e membro da Comissão de Empresa dos Funcionários do BB, e por Célia Larichia, presidente da AAFBB, principal associação de aposentados do Banco do Brasil.
“A Previ é um dos maiores exemplos de que os trabalhadores são os mais capacitados para gerir seus próprios recursos. Apoiamos a Chapa 4 porque é formada pelo movimento sindical e outras entidades do funcionalismo do Banco do Brasil e porque representa as forças que vêm administrando a Previ há anos, com grande êxito”, afirma Carlos Cordeiro, presidente da Contraf-CUT.
“Peço voto à Chapa 4 porque ela representa a unidade das entidades do funcionalismo. Tudo que construímos nos 110 anos de Previ foi com a participação dos sindicatos nas lutas. Coordeno as negociações com o Banco do Brasil ao lado do Wagner Nascimento e afirmo que ele é um dos melhores quadros do funcionalismo do BB surgido na última década e reúne tanto combatividade quanto capacidade técnica para gerir a nossa Previ”, acrescenta William Mendes, coordenador da Comissão de Empresa dos Funcionários e que acaba de ser eleito para a Diretoria de Saúde da Cassi na votação realizada entre 9 e 22 de abril.
William também destaca o equilíbrio da Chapa 4, que tem um candidato a diretor do Previ Futuro e outra do Plano 1, além de ter representantes de todos os segmentos, ativos e aposentados, homens e mulheres e todas as regiões do país.
Conheça a Chapa 4 Unidade e Segurança na Previ
Diretor de Administração – Wagner Nascimento, diretor do Sindicato de Belo Horizonte, representante da Fetraf Minas Gerais na Comissão de Empresa dos Funcionários do BB e coordenador do Conselho Consultivo do Plano Previ Futuro.
Diretora de Planejamento – Célia Larichia, presidente da AAFBB e conselheira deliberativa da Previ.
CONSELHO DELIBERATIVO
José Ricardo Sasseron (titular), diretor executivo da Contraf-CUT, ex-diretor de Seguridade da Previ, ex-diretor do Sindicato de São Paulo, ex-coordenador da Comissão de Empresa do BB, vice-presidente da Anapar e representante dos participantes no Conselho Nacional de Previdência Complementar (CNPC).
Gilberto Matos Santiago (suplente), presidente do Conselho Deliberativo da AAFBB, conselheiro deliberativo da Anabb, ex-conselheiro dliberativo da Previ e ex-presidente da AAFBB.
CONSELHO FISCAL
Reinaldo Fujimoto (Fuji), vice-presidente administrativo e financeiro da Anabb, presidente do Conselho Deliberativo da Fenabb, entidade que também presidiu.
Sandra Miranda (suplente), presidente da Apabb e ex-diretora do Sindicato de São Paulo.
CONSELHO CONSULTIVO DO PLANO 1
Fernanda Duclós Carisio (titular), presidente do Conselho Deliberativo da Cassi, ex-conselheira fiscal da Previ, ex-presidente do Sindicato do Rio de Janeiro e ex-presidente da CNB-CUT.
Jurandi Pereira do Nascimento (titular), diretor de Assuntos Jurídicos do Sindicato da Paraíba.
José Luiz Barbosa (suplente), diretor do Sindicato de São José do Rio Preto e representante da Feeb de São Paulo e Mato Grosso do Sul na Comissão de Empresa dos Funcionários do BB.
Nei Rios (suplente), ex-presidente do Sindicato de Feira de Santana, ex-diretor da Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe, ex-integrante da Comissão de Empresa dos Funcionários do BB, ex-conselheiro fiscal e deliberativo da Previ.
CONSELHO CONSULTIVO DO PREVI FUTURO
Rosalina Amorim (titular), presidente do Sindicato dos Bancários do Pará e diretora executiva da Contraf-CUT .
Pablo Diaz (titular), diretor de Estudos Socioeconômicos do Sindicato de Curitiba e coordenador estadual do Dieese do Paraná.
Kleytton Morais (suplente), diretor do Sindicato dos Bancários de Brasília.
Paulo Vinícius Santos (suplente), diretor nacional da CTB e ex-conselheiro nacional de juventude e representante sindical juvenil junto à Coordenadora de Centrais Sindicais do Cone Sul (CCSCS) e à Federação Sindical Mundial (FSM-WFTU).
Veja aqui folder em pdf com as propostas da Chapa 4.
Como votar
As eleições vão de 16 a 28 de maio e a posse dos eleitos será no dia 2 de junho.
Os funcionários da ativa votam por meio do Sisbb, a intranet do Banco do Brasil. Os aposentados e pensionistas maiores de 18 anos votam pelo site www.previ.com.br (com senha) ou pelos fones 0800 723 0808 e 0800 031 0808, também com senha.
O que é a Previ
Maior fundo de pensão da América Latina, a Caixa de Previdência dos Funcionários do BB tem 196.503 participantes aptos a votar e um patrimônio que ultrapassa R$ 170 bilhões.
A direção da Previ é compartilhada. O BB indica o presidente e os diretores investimento e de participações, três dos seis conselheiros deliberativos e dois dos quatro conselheiros fiscais, além de três representantes nos conselhos consultivos dos dois planos.
Os associados elegem os diretores de Administração, de Planejamento e de Seguridade e a metade dos conselhos deliberativo, fiscal e consultivos do Plano 1 e do Previ Futuro, este último o plano de benefícios de quem entrou no BB após 1998.