Criminosos arrombaram na madrugada de sexta, dia 23, a agência do Banrisul de Miraguaí, no noroeste do Rio Grande do Sul. Com isso, o levantamento mensal do Sindicato dos Bancários de Porto Alegre e Região registra nove ataques a bancos em outubro no Estado, aumentando a estatística do medo. Em 2009, já são 106 ocorrências, das quais 28 na capital e 78 no interior gaúcho.
Arrombamento
O alarme do banco tocou, chamando a atenção de policiais militares que foram até o local. Quando chegaram na porta da agência, encontraram a porta do autoatendimento aberta.
No deslocamento, um pneu da viatura furou em razão de miguelitos colocados pelos ladrões nas proximidades do banco. Uma testemunha viu uma caminhonete S-10 vermelha em alta velocidade, com homens armados na carroceria. Também foi notada a presença de um Logus de cor escura nas proximidades.
As portas de acesso ao interior da agência e ao cofre também foram arrombadas. Porém, os ladrões não levaram o cofre. A Polícia Civil aguarda a presença de peritos do local, que virão de Três Passos. Será apurado se os criminosos furtaram dinheiro dos terminais.
Estatística do medo – Outubro de 2009
1. Dia 1: Banrisul – Porto Alegre (Agência Cavalhada): tentativa de assalto com troca de tiros
2. Dia 2: Banco do Brasil – Porto Alegre (Agência Zona Sul): arrombamento e furto de computador
3. Dia 5: Banco do Brasil – Santa Maria (Ulbra): tentativa de assalto
4. Dia 6: Sicredi – Coronel Pilar: tentativa de assalto
5. Dia 7: Banrisul – Porto Alegre (Agência Smic): assalto
6. Dia 9: Banrisul – São Valentim do Sul: assalto
7. Dia 19: Banco Real – Porto Alegre (Agência Carlos Gomes): arrombamento
8. Dia 19: Banrisul – Anta Gorda: assalto com reféns
9. Dia 23: Banrisul – Miraguaí: arrombamento