ARTIGO: Tirem as mãos do Banrisul!

Por Juberlei Baes Bacelo*

Os ataques irresponsáveis que atingem o Banrisul têm prejudicado a imagem do banco. As ações da instituição gaúcha caíram depois da divulgação da gravação do diálogo entre o vice-governador Paulo Afonso Feijó e o então chefe da Casa Civil, Cézar Busatto. A credibilidade do banco está ameaçada, o que exige uma resposta permanente dos bancários e da sociedade gaúcha.

O abraço simbólico promovido pelo Sindicato dos Bancários de Porto Alegre e Região (SindBancários) ao edifício-sede do Banrisul reuniu mais de 1,5 mil pessoas no dia 12 de junho. Uma mostra clara da união de todos em defesa do banco público dos gaúchos e de que os bancários não estão sozinhos.

O vice-governador, enquanto integrante do governo, precisa ter responsabilidade ao fazer suas acusações. Desde o início da atual administração, Feijó insiste em alardear fatos sem apresentar provas, o que só desgasta a imagem do Banrisul. A população exige a apuração das denúncias de corrupção no governo Yeda/Feijó.

Para buscar esclarecimentos, o sindicato já se reuniu com o presidente do Banrisul e com a Fundação de Apoio da UFRGS (Faurgs). Também foi recebido pelo Ministério Público, que ainda está investigando os contratos e apresentará suas conclusões ao final dos trabalhos. O SindBancários aguardará o posicionamento do Ministério Público e ressalta que, caso sejam apontadas irregularidades, os culpados devem ser punidos.

Não há motivos para a abertura de uma nova CPI na Assembléia Legislativa, como pretende Feijó. Precisamos separar a imagem da instituição pública dos escândalos que vêm sendo investigados pela CPI do Detran, que deve continuar apurando as fraudes que desviaram R$ 44 milhões dos cofres públicos, buscando a condenação dos corruptos e o ressarcimento do dinheiro roubado.

Neste momento em que o banco está sendo atacado, os banrisulenses e todo o Rio Grande do Sul precisam defender a instituição e acabar com a intenção do governo de usá-lo como moeda de troca para resolver seus problemas financeiros. A hora é de proteger o Banrisul, que atende a milhões de gaúchos e financia o desenvolvimento econômico e social do nosso Estado.

O banco está saneado e dá lucro. Não há razão para vendê-lo ou para que ele seja incorporado pelo Banco do Brasil. Os bancários e a população defendem a instituição e vão continuar mobilizados em defesa do patrimônio dos gaúchos. Tirem as mãos do Banrisul!

*Presidente do Sindicato dos Bancários de Porto Alegre e Região

(Artigo publicado originalmente no jornal Zero Hora)

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram