Bancários de São Paulo divulgam pesquisa inédita sobre saúde nesta quarta

Pesquisa inédita encomendada pelo Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região revela o drama do assédio moral na rotina dos trabalhadores dentro das instituições financeiras. Os números do levantamento O Impacto da Organização e do Ambiente de Trabalho Bancário na Saúde Física e Mental na Categoria serão condensados num livro e divulgados, integralmente, nesta quarta-feira, dia 24 de agosto, durante o Seminário Internacional Saúde do Bancário.

Clique aqui para ver a programação.

O evento será realizado no Hotel Renaissance, na zona sul de São Paulo, e terá a presença de um dos mais renomados estudiosos do tema, o psiquiatra e psicanalista francês Christophe Dejours (foto).

O secretário de Saúde do Trabalhador da Contraf-CUT, Plinio Pavão, participará da abertura do Seminário.

A pesquisa feita entre os meses de novembro de 2010 e janeiro de 2011 com 818 bancários revelou, entre outros pontos, que 42% dos entrevistados já sofreram assédio moral no ambiente de trabalho. Além disso, 65% afirmaram sofrer de estresse, o dobro da média da população brasileira, já que 30% queixam-se do problema, conforme dados da Universidade Federal Fluminense (UFF). Outros números demonstram que 84% dos trabalhadores ouvidos já sofreram problemas de saúde, como cansaço e fadiga.

“Isso mostra uma categoria adoecida. Há inúmeros relatos de bancários que se humilham para seus clientes para conseguir vender algum produto ou serviço do banco. Existe um clima permanente de tensão, com a divulgação de ranking e metas cobradas diariamente por torpedos e e-mails. Tudo isso gera o adoecimento”, destaca Juvandia Moreira, presidenta do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região.

“A avaliação individual é uma técnica extremamente poderosa que modificou totalmente o mundo do trabalho porque pôs em concorrência os serviços, as empresas, as sucursais e também os indivíduos. E se estiver associada quer a prêmios ou promoções, quer a ameaças em relação à manutenção do emprego, isso gera o medo. E como as pessoas agora estão cada vez mais competindo entre si, o êxito dos colegas constitui uma ameaça, altera profundamente as relações no trabalho”, descreve Dejours, em entrevista ao jornal português Público.

Livro

No seminário, que ocorre durante todo o dia 24, será lançado o livro Saúde dos Bancários, com artigos de renomados pesquisadores, entre eles Dejours.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram