Os bancários de Pernambuco realizaram um protesto inusitado nesta terça-feira, 11 de outubro, 15º dia de greve. Durante a manifestação, promovida em frente à agência da Caixa Econômica Federal da avenida Guararapes, no centro do Recife, o Sindicato distribuiu pirulitos e bolo de bacia para a população. As guloseimas eram uma referência ao Dia das Crianças, comemorado nesta quarta-feira.
O protesto bem humorado atraiu a curiosidade e a solidariedade de quem passava pelo local. “Eu sei que a greve afeta os clientes, mas a população tem de entender que os bancários estão no seu direito e que o aumento que os bancos querem dar é muito pouco”, afirmou o trabalhador autônomo, Cleiton Braz, que passava pelo local.
A política de juros altos, o excesso de tarifas e o lucro exorbitante dos bancos também foram lembrados durante o protesto, que contou com o apoio irrestrito dos clientes. “Concordo com a greve, embora eu mesma tenha sido prejudicada, não pelos bancários, mas pela falta dos serviços que deixam de existir. Mas, hoje, você paga até para respirar dentro dos bancos, é um absurdo. Os banqueiros estão cada vez mais ricos e a insatisfação dos bancários é visível”, diz a aposentada Cristina Silva, cliente da Caixa.
Já os bancários que estão participando das atividades do movimento paredista destacaram a força da greve e reforçaram a confiança no trabalho do Sindicato. É o caso da empregada da Caixa, Nilza Maria. “A greve está muito forte, principalmente nos bancos privados. Estou acompanhando o trabalho do Sindicato e estou gostando”, disse.
Com apenas em apenas dois anos e meio de banco, essa já é a terceira greve que a bancária da Caixa, Gabriela Amorim, participa. Ela elogiou a organização do Sindicato e convocou os colegas que ainda não aderiram à paralisação a participarem do movimento grevista. “A participação do Sindicato nesta greve está excelente. A população deveria se juntar a nós para dar força ao movimento e os colegas que ainda não estão em greve devem parar”, afirmou.
Para a secretária de Comunicação do Sindicato, Anabele Silva, o protesto desta terça-feira foi muito bom e cumpriu a sua função de dialogar com a sociedade. “Estamos no 15º dia de greve e até agora não há nenhum sinal de retomada das negociações com os bancos. Com este protesto lúdico estamos mostrando para a população que a greve foi a única alternativa que encontramos para enfrentar a intransigência dos bancos, que são os verdadeiros culpados pela nossa paralisação”, comentou.