O Sindicato dos Bancários do Ceará (Seeb/CE) promoveu na última sexta-feira, dia 24, um ato no Itaú, no Montese. O protesto foi motivado devido às reformas que ocorrem na agência em virtude da fusão com o Unibanco. O processo está ocasionando condições de trabalho insalubres aos funcionários.
A reforma na unidade começou em 10 de agosto e ainda não terminou. Segundo o diretor do Seeb/CE, Ribamar Pacheco, a entidade exigiu dos representantes da empresa a conclusão da reforma e afirmou que o sindicato irá acompanhar de perto a sua conclusão.
Além dessa unidade, nove agências do banco estão passando por reformas devido à fusão. Os diretores do Sindicato dos Bancários visitaram diversas agências que estão passando por reformas e constataram que estão colocando em risco a vida dos trabalhadores, clientes e usuários, tipo fiação exposta, tapumes no lugar do piso, tubulação de ar-condicionado ao ar livre e material de construção expostos no ambiente de trabalho.
“Essa manifestação também faz parte da Campanha Salarial 2010 e mostra nossa indignação diante da proposta afrontosa apresentada pelos banqueiros no último dia 22”, afirmou Ribamar, que também é funcionário do Itaú e representante da Fetec/NE na Comissão de Empresa dos funcionários do banco. “Exigimos melhores condições de trabalho, saúde, mais contratações, salários dignos e o fim das metas abusivas”, completa ele. Além de faixa e banda de música, cada um dos diretores adquiriram ramos de cheiro-verde simbolizando as migalhas apresentadas pelos banqueiros na mesa de negociação.
Ribamar reforçou ainda a importância da participação da categoria na assembleia do próximo dia 28/9, às 19h, na sede do Sindicato, para deflagração da greve por tempo indeterminado a partir do dia seguinte, 29/9. “Precisamos estar mobilizados e unidos para conquistarmos nossas reivindicações”, convocou o diretor.