A Contraf-CUT irá participar do 1º Seminário de Gestores e Trabalhadores na Promoção dos Direitos de LGBT, organizado pela Secretaria de Direitos Humanos, em Brasília, que acontece a partir desta terça, dia 27, e vai até sexta, dia 30.
A categoria bancária será representada no seminário por Deise Recoaro, secretária de políticas sociais da Contraf-CUT, Maria Izabel da Silva (Bel), secretária de políticas sociais da Fetec/SP, Jair Sanches, diretor da Fetec/SP, e Magna Vinhal, presidenta do Sindicato dos Bancários de Pato de Minas.
Segundo a coordenadora-geral dos direitos LGBT, Mitchelle Meira, o objetivo é consolidar uma agenda comum de ações direcionadas à população LGBT no Brasil.
Os avanços conquistados pelos bancários, como a isonomia de tratamento para homoafetivos, garantida na Convenção Coletiva de Trabalho assinado no ano passado despertaram o interesse da secretaria de direitos humanos.
“Tornamos referência no tema em relação ao mundo do trabalho e iremos colaborar com a nossa experiência. Iremos contribuir com as demandas apresentadas e também provocar as pessoas para a reflexão sobre o assunto”, afirma Deise Recoaro.
Para Deise, os trabalhadores podem ser prejudicadas com o preconceito no ambiente corporativo e até mesmo demitidos dependendo de sua orientação sexual. “Há casos ainda mais severos, como o que acontece nos países africanas em que a manifestação pública de orientação sexual é vista como crime. Em Uganda há um projeto de lei que será votado em maio, que se aprovado, pode condenar as pessoas à prisão perpétua ou até mesmo a pena de morte. É algo abominável, como diz o cantor Lulu Santos, consideramos justa toda forma de amor”, completa.
Acompanhe abaixo a programação do Seminário e também da I Marcha Nacional contra Homofobia, que acontece dia 19 de maio, em Brasília.
1º Seminário Nacional de Gestores e Trabalhadores na Promoção dos Direitos LGBT
Data: 27 a 30 de abril
Horário: 9h às 18h
Local: St. Peter Hotel, SHS, Quadra 2, Bloco D, Brasília (DF)
I Marcha Nacional contra Homofobia
Em 17 de maio é comemorado em todo o mundo o Dia Mundial Contra a Homofobia. A data marca a vitória do movimento que conseguiu retirar a homossexualidade da classificação internacional de doenças da Organização Mundial de Saúde, em 17 de maio de 1990.
Para comemorar a data aqui no Brasil, a Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais – ABGLT convocou a I Marcha Nacional Contra a Homofobia – I Grito Nacional pela cidadania LGBT e Contra a Homofobia.
Serviço
I Marcha Nacional Contra a Homofobia – I Grito Nacional pela cidadania LGBT e Contra a Homofobia.
Data: 19 de maio
Hora: 9h
Local: Catedral Metropolitana de Brasília (DF)