MP denuncia 25 envolvidos em suposto desvio de recursos do Banrisul

O Ministério Público (MP) denunciou 25 envolvidos no suposto desvio de recursos do setor de marketing do Banrisul, que pode ter lesado a instituição em R$ 10 milhões. Os nomes não foram revelados.

A denúncia decorreu da Operação Mercari, que, além do próprio MP, envolveu a Polícia Federal, o MP de Contas, o Tribunal de Contas e o auxílio da direção do banco.

O relatório do Ministério Público, com 375 folhas, com base no inquérito da Polícia Federal, foi subscrito pelo promotor de Justiça Tiago de Menezes Conceição, que atua na Promotoria de Justiça Especializada Criminal de Porto Alegre – Setor de Combate aos Crimes Licitatórios.

A descoberta de um esquema de superfaturamento nos contratos do setor culminou na denúncia e no inquérito da Polícia Federal. Ambos foram entregues, ainda na segunda-feira, dia 25, à 6ª Vara Criminal do Foro Central da Comarca de Porto Alegre.

Os delitos imputados foram os de formação de quadrilha, peculato, falsidade ideológica, corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

Na tarde desta terça-feira, dia 26, as chefias das Instituições que participaram da operação reuniram-se na sede do Ministério Público gaúcho para receber a conclusão do trabalho.

Participaram do encontro, além do promotor Tiago Conceição, o procurador-geral de Justiça, Eduardo de Lima Veiga, o subprocurador-geral de Justiça para Assuntos Institucionais, Marcelo Dornelles, o superintendente da Polícia Federal no Rio Grande do Sul, Ildo Gasparetto, o presidente do Tribunal de Contas em exercício, César Miola, o procurador do MP de Contas, Geraldo Da Camino e representantes do Banrisul.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram