Sindicato de Belo Horizonte reage contra desrespeito do presidente do HSBC

O Sindicato dos Bancáriso de Belo Horizonte realizou no dia 19 de setembro protesto contra as palavras descabidas e desrespeitosas do presidente do HSBC no Brasil, Shaun Wallis, que colocou no mesmo patamar assaltantes, seqüestradores e os representantes dos bancários. O presidente do banco cometeu esse absurdo em seu blog, em postagem publicada no dia 6 de agosto de 2008.

Shaun Wallis esteve em Belo Horizonte para evento conhecido como Tour do Presidente, onde profere palestras aos funcionários. Estavam presentes bancários de BH e várias cidades de Minas e de outros estados.

De acordo com o presidente do HSBC, houve “uma onda de ataques violentos, assaltos e seqüestros de funcionários, além de ações turbulentas de grevistas”, o que, segundo ele, são “terríveis, e algumas vezes traumáticos incidentes”.

“O banqueiro mostrou que a democracia não é o seu forte, pois classificar a iniciativa legítima da greve como “ação turbulenta” e “incidente terrível” é não reconhecer o direito do trabalhador de se manifestar e de se defender dos abusos do HSBC”, frisou Giovanni Alexandrino, funcionário do HSBC e diretor do Sindicato.

Para Geraldo Rodrigues, funcionário do HSBC e diretor do Sindicato, a presença de Shaun Wallis em BH serviu para que o banqueiro tomasse conhecimento, em pessoa, dos vários desrespeitos cometidos pelo banco contra os funcionários. “Os bancários do HSBC estão adoecendo. As constantes demissões aumentam a sobrecarga de trabalho, pois o quadro de funcionários é deficitário, isso sem falar na enorme pressão para o cumprimento de metas abusivas e extrapolação da jornada que afetam a qualidade de vida dos bancários”, ressaltou.

Para o presidente do Sindicato Cardoso, ao invés de dar declarações inconseqüentes em seu blog, o presidente do HSBC deveria debater com mais seriedade as reivindicações dos bancários nesta campanha salarial. “Após várias rodadas de negociação, os representantes dos banqueiros, inclusive do HSBC, disseram não a todas as nossas reivindicações e foram incapazes de apresentar uma proposta de reajuste. Isso, após mais uma vez obterem lucros astronômicos às custas do trabalho do bancário”, afirmou.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram