Em Curitiba, bancários paralisam 23 agências contra terceirização

Trabalhadores do Paraná integram luta contra PL 4330

Nesta quarta-feira (15), bancários de Curitiba e região integraram o Dia Nacional de Paralisação contra o Projeto de Lei 4.330/2204. Durante toda a manhã, 23 agências mais cinco Centros Administrativos (Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, HSBC, Bradesco e Santander) ficaram paralisados na região central da capital paranaense.

A partir das 11h30, os bancários se reuniram com demais trabalhadores de outras categorias, na Praça Santos Andrade, para um ato conjunto. Participaram integrantes da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Nova Central, UGT e CGT. Os participantes seguiram em passeata pelas Avenida Marechal Deodoro e Rua XV de Novembro, finalizando o ato na Boca Maldita.

Ameaça aos trabalhadores

Terceirização, por definição, é a contratação de terceiros, por parte de uma empresa, para a realização de serviços, buscando diminuir custos e economizar recursos. Hoje, somente o que não faz parte da atividade-fim pode ser delegado a outras empresas, como por exemplo a limpeza, a segurança e a manutenção de máquinas.

Se virar lei, o PL 4.330/2004 altera as relações de trabalho formal, ampliando a possibilidade da terceirização, inclusive nas atividades principais das empresas. As consequências imediatas desta ampliação seriam redução de direitos, de salários e a precarização dos empregos. A Câmara dos Deputados Federais aprovou, no dia 08 de abril, o texto-base, que segue agora para o Senado e, caso aprovado, será encaminhado para sanção presidencial.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram