BB demite funcionário com deficiência em estágio probatório no RS

A Fetrafi-RS protocolou na última segunda-feira, dia 9, um pedido de mediação com o Banco do Brasil na Coordenação de Cotas para Deficientes da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do RS, em Porto Alegre. O objetivo da entidade sindical é esclarecer os motivos que levaram o BB a demitir um funcionário com deficiência em estágio probatório.

A demissão do bancário, lotado na agência Pouso Novo, na base do Sindicato dos Bancários de Soledade, teve como justificativa do banco a “insuficiência de desempenho”. De acordo com o funcionário, a dispensa foi efetuada devido a sua condição física, caracterizando uma forma de discriminação.

A diretora da Fetrafi-RS, Luiza Bezerra, explica que o motivo da demissão foi subjetivo. “A avaliação do funcionário, que é deficiente auditivo, ocorreu numa segunda-feira e no dia seguinte ele já não pôde trabalhar. Questionamos os critérios subjetivos da avaliação feita pelo gestor e pela educadora da agência”, salienta a dirigente da Federação.

Luiza destaca que o movimento sindical não tolera práticas de discriminação dentro dos bancos. “A igualdade de oportunidades é uma das bandeiras de luta permanentes da Federação e sindicatos, sendo que a incluímos entre os temas prioritários da minuta de reivindicações da categoria”, observa.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram