Comissão Tripartite inicia debates sobre problemas da Fundação Banrisul

Os problemas da Fundação Banrisul serão discutidos de agora em diante por uma comissão específica, integrada por representantes do movimento sindical, da diretoria da FBSS, dos aposentados e da direção do Banco. A primeira reunião do fórum ocorreu na manhã de quarta-feira, dia 21, no prédio da Direção Geral do Banco, em Porto Alegre.

A criação da comissão foi reivindicada pelos banrisulenses durante as negociações específicas com o Banrisul, ocorridas ao longo da Campanha Nacional dos Bancários de 2011.

Após apresentação inicial dos integrantes da comissão, o presidente da Fundação Banrisul, Jorge Berzagui, fez um relato detalhado sobre déficit atuarial no Plano de Benefícios 1. Segundo ele, um déficit de R$ 105 milhões foi registrado em 2011, o que levou a diretoria da entidade a tomar uma série de medidas para equacionar e viabilizar o PB1.

Berzagui destacou que de acordo com a instrução número 09 da PREVIC – Superintendência Nacional de Previdência Complementar – o rateio do déficit deverá ser feito até o mês de abril pelas patrocinadoras, participantes e assistidos.

O presidente da FBSS esclareceu que o problema não é de ordem financeira, mas atuarial e que as finanças da Fundação estão equilibradas com exceção dos déficits gerados pelo Plano de Benefício 1. Berzagui explicou que as reservas constituídas estão previstas para pagar benefícios até o ano de 2076. Entretanto, da forma como as coisas estão se encaminhando, elas se esgotarão em 2035.

Segundo o presidente da FBSS, a alternativa será a constituição de um novo plano de benefícios, com adesão voluntária de participantes e assistidos. O plano será elaborado na modalidade de Contribuição Variável (CV), com possibilidade de adesão para todos os participantes e assistidos que desejarem migrar do plano PB1.

O movimento sindical propôs o envio de um documento à PREVIC, solicitando a extensão do prazo para o débito do déficit atual. Os sindicalistas também reivindicaram acesso à proposta do novo plano de benefícios para análise, correções ou elaboração de uma nova proposta, reafirmando que as medidas adotadas não devem acarretar qualquer prejuízo aos participantes e assistidos.

Encaminhamentos

A solicitação de um prazo maior à PREVIC para débito do déficit do Plano de Benefícios 1 será enviada nos próximos dias, assinada pelos integrantes da Comissão Tripartite. Já o acesso ao anteprojeto do novo plano de benefícios será viabilizado pelo Banrisul e pela Fundação aos representantes dos participantes e assistidos.

GT Fundação Banrisul

Representantes da Fetrafi-RS, do Sindicato dos Bancários de Porto Alegre e de participantes e assistidos da FBSS já estabeleceram um Grupo de Trabalho Específico para debater as questões da Fundação Banrisul. O GT será assessorado pelo advogado Ricardo Castro.

Bacharel em Direito pela PUC/RS, o advogado possui especialização em Gestão de Entidades Fechadas de Previdência Complementar e já exerce a função de assessor jurídico de outras entidades, como a Anapar e a Apcef/RS.

A próxima reunião do GT sobre Fundação Banrisul será realizada na próxima segunda-feira, dia 26, na sede da Fetrafi-RS.

Veja os participantes da reunião:

Carlos Augusto Rocha – Diretor da Fetrafi-RS
Denise Corrêa – Diretora da Fetrafi-RS
Ana Guimarães – Representante do SindBancários
Milena de Cássia Silva de Oliveira – Representante do SindBancários
Mauro Salles Machado – Presidente do SindBancários
Clotário Castelano – Representante da Afaban
João Roberto Puricelli – Representante da Afaban
Ricardo Castro – Assessor Jurídico do GT Fundação Banrisul
Fábio Alves – Diretor de Previdência da Fundação Banrisul
Jorge Luiz Ferri Berzagui – Diretor-presidente da Fundação Banrisul
Joel Raimundo – Diretor do Banrisul
Luiz Carlos Morlim – Diretor do Banrisul
Guilherme Cassel – Diretor do Banrisul

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram