Sindicato do Espírito Santo denuncia HSBC à DRT e ao Procon

O Sindicato dos Bancários/ES denunciou o HSBC à Delegacia Regional do Trabalho por condições de trabalho inadequadas e pediu fiscalização nas agências, especialmente na unidade localizada no Centro de Vitória. A entidade também recorreu ao Procon da capital denunciando excesso de tempo de espera na fila daquela agência. Os ofícios à DRT e ao Procon foram feitos com base em denúncia enviada por uma cliente do banco, que ficou 3 horas e 39 minutos esperando atendimento na agência Centro no último dia 7.

A cliente relatou que havia apenas dois caixas atendendo ao público às 13h17 horas, horário em que retirou a senha de atendimento. Até ser atendida, às 15h56, os funcionários não haviam parado para ir ao banheiro ou para cumprir intervalos intra-jornada, obrigatórios para quem exerce atividade repetitiva. Ela também observou que os bancários não saíam de seus postos nem mesmo para beber água – que era servida no caixa pela copeira. Após ser atendida, faltando quatro minutos para o encerramento do expediente de atendimento bancário, a cliente reparou que a agência já estava para ser fechada, porém continuava lotada, o que significa que houve necessidade de estender a jornada dos bancários.

O pedido de fiscalização à DRT foi feito sob alegação de descumprimento das normas de higiene e saúde do trabalho. A entidade protocolou, ainda, pedido de audiência no Procon, uma vez que o banco viola dos direitos dos clientes ao atendimento ágil e de qualidade. O Sindicato aguarda as respostas dos dois órgãos.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram