Encontro: técnicos bancários do Piauí avaliam reformulação na Caixa

Com representantes das cidades de Floriano, Bom Jesus, Campo Maior, Parnaíba e Teresina, o I Encontro de técnicos bancários e delegados sindicais da Caixa, realizado dia 13/09, na sede da APCEF, em Teresina, abordou a contextualização da APCEF, história de lutas da categoria, PCS/PCC, isonomia RETPV x agências e o papel do delegado sindical.

Na abertura, falaram o presidente do Sindicato dos Bancários do Piauí (Seebf – PI), José Ulisses de Oliveira, o vice, Valdisar Leandro, o diretor Arimatéa Passos e a tesoureira do Seebf/PI e presidenta da APCEF/PI, De Assis Araújo.

Foi o momento de destacar a valorização e disposição dos bancários para discutir como conduzir a vida dentro da empresa e melhorar a relação com clientes e a família. Alguns bancários deram seus depoimentos relatando situações em suas agências que preocupam a categoria, como assédio moral.

Para Valdisar Leandro, o encontro foi a oportunidade de fazer uma integração dos técnicos bancários e despertar para as realidades das atividades de trabalho, “como também saber como está o trabalho em outras unidades e fazer essa integração para determinar a que nível estão as necessidades de cada um, pendências e dificuldades, para discutir, então, e encaminhar os pedidos de soluções”, avalia

Por sua vez, De Assis Araújo falou da necessidade de integrar os novos empregados das empresas aos movimentos de organização dos trabalhadores. “Em qualquer ramo, tempo e governo, os trabalhadores precisam ter clareza política da importância de se organizar enquanto classe para se fortalecerem e pautarem as necessidades”, enfatiza, acrescentando que ficou satisfeita com o encontro por reunir bancários de várias cidades.

Ela esclareceu que os bancários participantes do evento estão interessadas em fazer parte da discussão da história de empregados de uma empresa desse tamanho, como também compreender a dinâmica que se deve ter no dia-a-dia. “A presença deles aqui é um estímulo muito grande para promover este tipo de evento”, diz.

Para finalizar, De Assis disse que das situações abordadas durante o encontro foi elaborado um relatório que já foi, inclusive, produzido em outra etapa e que será enviado para comissão de empresas e apresentado na mesa de negociação da Caixa como uma necessidade de reformulação que ela deva fazer para que os empregados da mesma empresa sejam tratados, independente da lotação em que estejam, com igualdade de benefícios e direitos.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram