O XXXI Congresso Nacional de Delegados da União Nacional dos Empregados Bancários da Colômbia (UNEB), realizado entre os dias 13 a 17 de julho, aprovou por maioria absoluta a filiação dos bancários colombianos à UNI Sindicato Global. A votação feita por urna contabilizou 105 votos a favor, dois contra e uma força política que se absteve.
O processo político foi acompanhado pela Contraf-CUT, com a participação do secretário de relações internacionais da entidade, Ricardo Jacques. “O debate teve início com a realização de cinco seminários regionais pelo país, promovidos pela UNI e UNEB, em um processo que resultou na construção de uma maior força bancária nas Américas”, comemora Ricardo.
Bancários mais fortes na América
A próxima etapa para uma maior força dos bancários nas Américas tem como destino o Uruguai. Segundo Ricardo Jacques, o empenho da UNI Sindicato Global, que conta com o apoio da Contraf-CUT, tem por objetivo dar a sustentação necessária ao debate no processo de filiação dos bancários no Uruguai. “O país é a única organização importante nas Américas que ainda não está filiada ao Sindicato Global, afirma Ricardo Jacques.
A UNI Américas Finanças é presidida atualmente por Vagner Freitas e possui como filiados países, como: Brasil, Colômbia, Chile, Paraguai, Argentina, Peru, Venezuela, Costa Rica, Guatemala e diversos países do Caribe, entre eles Trinidad e Tobago.