O Sindicato dos Bancários de Santa Cruz e Região lançou, nesta terça-feira, dia 1º, a Campanha Nacional dos Bancários 2009. A atividade aconteceu nas agências da cidade, no interior gaúcho.
Através do teatro, os artistas denunciaram práticas como assédio moral, metas abusivas, falta de segurança e juros altos, arrancando aplausos de bancários e clientes dos bancos. Com o objetivo de denunciar estas práticas, a Campanha adota o tema “Bancos Abusam. Cadê a Responsabilidade Social?”.
A Campanha segue na região na semana que vem, dia 8, quando acontecem apresentações teatrais na agência Afubra (BB) e nas agências do bairro Arroio Grande, e também nos bancos do município de Venâncio Aires.
O lançamento da Campanha no Estado acontece nesta quinta-feira, dia 3, em Porto Alegre. Além disso, os sindicatos ligados a Federação dos Bancários do RS farão uma homenagem aos 30 anos do Novo Sindicalismo e da Greve de 1979.
Pela manhã, acontece uma caminhada no centro da cidade. A concentração é na Praça da Alfândega, a partir das 11h. Às 15h, será realizada a reunião do sistema diretivo da Federação dos Bancários para discutir a campanha salarial. Já às 18h30, o CineBancários exibe imagens da Greve de 1979, seguido de confraternização e outras atrações. A atividade acontece na Casa dos Bancários, junto ao Sindicato dos Bancários de Porto Alegre e Região.
Entre as principais reivindicações da categoria estão reajuste salarial de 10% (reposição da inflação mais aumento real), fim das metas abusivas e do assédio moral, plano de carreiras, cargos e salários (PCCS), valorização dos pisos e das verbas, mais segurança nas agências para bancários e clientes e redução dos juros e das tarifas, entre outras.