Greve dos bancários começa mais forte e paralisa 538 agências no Rio

Mais de 15.100 bancários aderem ao movimento no primeiro dia no Rio

O primeiro dia de greve dos bancários, nesta terça-feira, dia 18, começou mais forte do que em 2011. No Rio de Janeiro, de um total de 1.075 agências, cerca de 538 não abriram, mobilizando mais de 15.100 bancários. Isso corresponde a um percentual de 50,04% da categoria na capital fluminense.

Também foram fechados quatro grandes prédios: Andaraí e Sedan (Banco do Brasil), o prédio da Avenida Almirante Barroso, no Centro e o Jurídico, na Cinelândia (Caixa). No prédio do Itaú, na Cancela, em São Cristóvão, os trabalhadores pararam parcialmente as atividades.

Em todo o país, 5.132 agências não funcionaram, segundo levantamento da Contraf-CUT com base nos dados enviados por 137 sindicatos que integram o Comando Nacional dos Bancários. Em 2011 a categoria parou 4.191 unidades no primeiro dia.

“Começamos a greve com o pé direito. Em 26 estados, o número de unidades fechadas já é superior ao da campanha salarial do ano passado, quando realizamos a maior greve dos últimos 20 anos. A tendência é a adesão aumentar a cada dia. Os bancários estão indignados com a postura dos bancos nas negociações”, disse o presidente do Sindicato, Almir Aguiar.

No final da tarde, o Sindicato realizou, na Galeria dos Empregados do Comércio, uma assembleia para avaliar e organizar a greve.

“A avaliação da greve é muito positiva, tanto no Rio de Janeiro, como no resto do Brasil. Começamos a dar uma resposta à intransigência dos bancos”, disse a vice-presidente do Sindicato, Adriana Nalesso.

Nova assembleia nesta quarta

Os bancários decidiram realizar nova assembléia nesta quarta-feira, dia 19, às 17h, no auditório do Sindicato (Av. Presidente Vargas, 502 – 21º andar). Um pouco antes, às 16h, o Comando de Greve se reúne para debater estratégias de mobilização do movimento.

Ato unificado

Como parte da campanha unificada proposta pela CUT e demais centrais, os bancários participarão da marcha dos funcionários dos Correios, às 17h, no Centro. A concentração é às 16h30, na Candelária.

A greve dos trabalhadores dos Correios começa nesta quarta-feira, dia 19. O pedido de liminar feito pela empresa, para impedir a paralisação, foi negado pelo Tribunal Superior de Trabalho.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram