Ledur, Denise, Rocha, Pirotti, Ana e Fabinho, durante solenidade de posse
Dirigentes sindicais bancários de todo o Rio Grande do Sul marcaram presença na posse dos novos diretores e conselheiros da Fundação Banrisul e da Cabergs. A solenidade foi realizada nesta quarta-feira, dia 4, no Salão Nobre do Banrisul, no centro de Porto Alegre.
A Fetrafi-RS foi representada na cerimônia de posse pelos diretores Amaro Souza, Arnoni Hanke e Jorge Vieira. Também estiveram presentes representantes dos sindicatos de Porto Alegre; Frederico Westphalen; Horizontina; Bagé; Alegrete; Litoral Norte; Vale do Paranhana; Rosário do Sul; Santa Maria; e Vacaria.
Novos diretores
Fábio Soares Alves, o Fabinho, assumiu o cargo de diretor de Seguridade Social da Fundação. É economista e funcionário do Banrisul. “Este é o momento em que a minha dedicação ao movimento sindical e à preparação teórica serão colocados em prática. Me sinto honrado e preparado para contribuir pela implementação de políticas eficientes de previdência complementar. É um grande desafio, mas sei que podemos realizar um bom trabalho para assegurar o futuro que os banrisulenses merecem”, declarou o novo diretor.
Para assumir a diretoria na Fundação, Fabinho renunciou ao seu mandato de secretário-geral do Sindicato dos Bancários de Porto Alegre, cargo que passa a ser exercido pelo diretor do SindBancários, Sandro Rodrigues.
José Carlos Ledur, diretor de Seguridade Social e Aposentados do SindBancários, também abdicou de suas funções junto à entidade e assumiu o cargo de diretor administrativo e financeiro da Cabergs, onde pretende trabalhar em proximidade com a Fundação. “Vamos compor uma política de aproximação entre a Cabergs e a Fundação. Estas duas entidades representam a qualidade de vida no presente e futuro dos colegas do Banrisul”, destacou Ledur.
Novos conselheiros
Carlos Augusto Rocha e Denise Corrêa, diretores da Fetrafi-RS, assumiram como titulares eleitos dos Conselhos Deliberativo e Fiscal, respectivamente. Eles terão na suplência a funcionária Ana Guimaraens e o secretário de assuntos socioeconômicos da Contraf/CUT, Antonio Carlos Pirotti.
Em seu discurso de posse, Rocha agradeceu a confiança depositada pelos banrisulenses na chapa do movimento sindical, eleita com 52% dos votos. “É uma grande satisfação representar mais uma vez os colegas banrisulenses. A Fundação Banrisul hoje vive um momento difícil e todos arcam com as consequências disso. Estamos aqui por dois motivos, o primeiro deles é sanar as finanças da Fundação, envidando todos os esforços para que a fundação retorne ao seu estado anterior e possa cumprir seus objetivos e o segundo motivo é corrigir injustiças”.
O dirigente salientou ainda que a Fundação não pode perder de vista compromissos assumidos em campanha como acabar com o mutualismo perverso e aumentar o benefício mínimo. “Não podemos falar em crescimento, sem falar em melhorias e sem resolver algumas injustiças que ocorrem. Enquanto não democratizarmos efetivamente a gestão da Fundação Banrisul, não poderemos falar em outra coisa”, enfatizou Rocha.
Denise evidenciou a importância do trabalho na atual gestão. “Assumir este cargo no Conselho Fiscal é um grande desafio diante dos problemas que estão sendo enfrentados pela Fundação. Há muito tempo que a Fundação não está atendendo as expectativas de seus assistidos. Temos que adotar novas estratégias para viabilizar as mudanças necessárias”, destaca Denise.
A solenidade também teve manifestações dos presidentes da Fundação Banrisul, Jorge Luiz Ferri Berzagui, da Cabergs, Sergei Luiz Schaefer, e do presidente do Banrisul, Túlio Zamin.
Coquetel no SindBancários
No fim da tarde desta quarta-feira, o SindBancários oferece um coquetel em homenagem aos dirigentes sindicais que assumiram funções como diretores e conselheiros da Fundação Banrisul e Cabergs.