Protesto comparou banqueiros do Itaú Unibanco a vampiros
O Sindicato dos Bancários de Jundiaí e Região realizou, na manhã desta segunda-feira (8), manifestação contra as demissões no Itaú Unibanco. Recentemente, o banco dispensou vários funcionários com mais de 20 anos de carreira, inclusive bancário com doença profisssional. O Sindicato conseguiu reverter a demissão do funcionário lesionado.
A atividade contou com a participação de diversos sindicatos da região, além da presença de dirigentes do Sindicato dos Bancários de Limeira. A Fetec/CUT-SP foi representada pelo diretor Valdir Machado.
Houve performance de atores representando o banqueiro do Itaú e os vampiros sanguessugas, dizendo para a população de uma forma bem humorada a respeito das demissões, das filas e das precárias condições de trabalho e atendimento.
Além disso, houve distribuição de panfletos e alho para exorcizar o banqueiro. Foi realizado um cortejo fúnebre, onde mais de 30 cruzes foram carregadas pelos manifestantes com os dizeres “Itaú Demitido”.
“Após a fusão dos bancos Itaú e Unibanco, inicia-se agora um processo de demissões, focando principalmente os empregados com mais de 20 anos de casa. Para agravar a situação, o banco demitiu um bancário lesionado e se recusa a emitir a Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT)”, denuncia Elvis Carlos Bartholomeu, diretor do Sindicato e funcionário do Itaú Unibanco.
“Vários funcionários das agências, inclusive da área Empresarial, tem reclamado, e muito, das recentes cobranças impostas. As metas estão cada vez mais impossíveis e, com a redução do número de funcionários, a situação fica ainda mais grave”, comenta Gisele Bonati, diretora do Sindicato e funcionária do Itaú Unibanco.