De 26 ações ajuizadas contra o Banco da Amazônia, visando a incorporação da função retirada em razão da reestruturação, o Sindicato dos Bancários do Pará e Amapá já conquistou uma expressiva vitória de 24 processos PROCEDENTES, sendo 20 com antecipação de tutela e dois já com datas de sentenças marcadas.
Isso mostra que a luta contra a famigerada política de reestruturação no Banco da Amazônia sempre foi uma prioridade e bem fundamentada. Desde o início desse processo, no começo de 2009, a intenção do Banco da Amazônia com essa política era colocar a empresa na rota da lógica de mercado, abdicando de sua missão de fomento ao desenvolvimento regional, e mais do que isso, retirar direitos dos trabalhadores e trabalhadoras da empresa, sobretudo dos empregados com mais tempo de serviço.
Prova disso é que dos 206 empregados que perderam a comissão em todo o país no dia 25 de março de 2009, 50% destes tinham mais de 25 anos de Banco. Diante deste fato, o Sindicato não se calou, nem tão pouco se acomodou. Ao contrário, a entidade foi às ruas denunciar as verdadeiras intenções desta reestruturação e mobilizar os empregados do Banco da Amazônia para, junto com a AEBA, lutar por seus direitos.
Inúmeros atos públicos foram realizados contra a reestruturação, forçando reuniões com o Banco da Amazônia para negociar a não redução dos salários com esta política e a incorporação das comissões para os empregados com mais de 10 anos de empresa, conforme a súmula 372, do Tribunal Superior do Trabalho (TST).
Infelizmente, a resposta da direção da empresa foi a insensibilidade e muitas negativas para as reivindicações dos bancários. Como não poderia deixar de ser, quando a empresa se negou a negociar, o Sindicato recorreu à Justiça para garantir àqueles e àquelas afetados pela reestruturação o direito de ter suas comissões incorporadas aos seus respectivos salários. E os frutos desta luta estamos colhendo agora.
Toda essa mobilização pela incorporação das comissões, no caso da reestruturação no Banco da Amazônia, é mais uma prova de que o Sindicato sempre esteve ao lado dos empregados do Banco da Amazônia, na luta por seus direitos.
Se você ou seu colega perdeu a comissão na reestruturação, ainda há tempo de recorrer judicialmente para incorporar a função. Entre em contato conosco através do telefone (91) 3344-7799, ou pelo e-mail [email protected] .
Para denuncias, escreva também para nosso setor jurídico através do e-mail [email protected].