Quarenta e seis em cada 100 brasileiros não fazem atividade física suficiente no lazer, no deslocamento ou no trabalho, revela a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), divulgada nesta quarta-feira (10) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). De acordo com a pesquisa, para ser suficiente, a atividade física tem de ser praticada pelo menos 150 minutos por semana.
Segundo o levantamento, o percentual de pessoas que praticam atividades físicas no lazer vai diminuindo de acordo com a faixa etária. De 18 a 24 anos, a proporção é 35,3%. As taxas vão caindo para 25,5% (de 25 a 39 anos), 18,3% (de 40 a 59 anos) e 13,6% (de 60 anos ou mais).
“Sabemos que o sedentarismo está associado a uma série de doenças e precisa ser encarado como um problema de saúde pública. Por isso, é fundamental o desenvolvimento de atividades físicas desde a idade escolar”, afirmou o ministro da Saúde, Arthur Chioro.
Segundo Chioro, manter práticas físicas diárias e saudáveis é um desafio de vida para cada brasileiro e requer uma cultura. “Isso vem melhorando, mas, à medida em que se vai envelhecendo, fica o desafio de ampliar a capacidade de desenvolver atividades físicas diárias.”
A pesquisa também mostrou que 28,9% dos brasileiros assistem à televisão pelo menos por três horas todos os dias. “Cada pessoa pode encontrar uma atividade física que seja mais adequada à sua idade, ao seu gosto. É possível fazer isso. Caminhar mais, descer mais as escadas e ficar menos tempo em frente à televisão porque isso faz muito bem à saúde”, recomendou o ministro.