Bancários de Belém paralisam agências em resposta à enrolação da Fenaban

Em resposta à falta de propostas da Fenaban nas quatro mesas de negociação já realizadas entre os banqueiros e com o Comando Nacional da categoria, desde o início da Campanha Salarial 2009, o Sindicato dos Bancários do Pará e Amapá realizou na manhã desta quinta-feira (10) uma manifestação pública com paralisação por uma hora das agências do Banco do Brasil, Itaú e Real/Santander localizadas no corredor financeiro da Avenida Almirante Barroso, em Belém. Essas agências retardaram sua abertura das 10h para as 11h da manhã.

Ontem (9), após seis horas de discussões durante a quarta rodada de negociações, ocorrida em São Paulo, a Fenaban mais uma vez não apresentou proposta para os bancários sobre as reivindicações, dessa vez sobre saúde e condições de trabalho, segurança bancária e igualdade de oportunidades, dentre outras. A diretora de comunicação do Sindicato, Maria Gaia, esteve em São Paulo acompanhando a negociação.

Os bancos repetiram a postura adotada nas duas rodadas anteriores em relação às demandas sobre emprego e remuneração. Eles marcaram nova reunião para a próxima quinta-feira, dia 17, e disseram que nessa data pretendem fazer uma proposta global para a categoria.

Saída é pressionar os banqueiros

Para que os bancos apresentem de fato suas propostas na reunião agendada para o dia 17, o Sindicato foi às ruas de Belém nesta quinta-feira para pressioná-los e cobrar deles mais responsabilidade e seriedade com a categoria nas mesas de negociação com o Comando Nacional, tendo em vista que os banqueiros tiveram tempo suficiente para analisar a minuta geral dos bancários, entregue à Fenaban no dia 10 de agosto.

“Vamos intensificar ainda mais nossa mobilização em todo o Pará e no Amapá, para forçar os banqueiros a serem mais objetivos e responsáveis nas negociações com a nossa categoria e para que eles apresentem realmente suas propostas na próxima reunião com o Comando Nacional. Não vamos aceitar enrolação e vamos até o fim nessa luta para arrancar novas conquistas para os bancários”, afirma Alberto Cunha, presidente do Sindicato e membro do Comando Nacional.

Reunião com Delegados Sindicais

Nesta sexta-feira (11), às 19h, o Sindicato dos Bancários fará em sua sede (28 de setembro, 1210, Reduto) duas reuniões com Delegados Sindicais. Uma com os delegados/as do Banpará e a outra com os do Banco do Brasil. A pauta da reunião é definição de estratégias para intensificar as mobilizações dos funcionários dessas empresas nas atividades da Campanha Nacional 2009.

Inauguração da Delegacia Sindical em Marabá

Ainda nesta sexta-feira (11), o Sindicato dos Bancários do Pará e Amapá estará inaugurando sua sub-sede em Marabá, na região Sudeste do Pará, e também fará a Festa dos Bancários naquele município, em alusão do Dia do Bancário comemorado no último dia 28 de agosto. O presidente do Sindicato, Alberto Cunha, e o diretor jurídico da entidade, Sandro Mattos, estarão em Marabá coordenando essas atividades.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram