Os bancários sofrem com o excesso de trabalho e os clientes são obrigados a permanecerem por longo tempo na fila. Essa é a realidade enfrentada pelos trabalhadores e clientes das agências do Bradesco que integram a base do Sindicato dos Bancários de Santa Cruz do Sul e Região. Nesta sexta-feira à tarde, dia 6 de junho, os dirigentes da entidade verificaram que a situação aqui em Santa Cruz do Sul não é diferente dos demais locais do país como tem divulgado os demais sindicatos, federações e confederação de bancários.
Na ocasião, os sindicalistas entregaram aos bancários e aos clientes o material que integra a Campanha pela Valorização dos Funcionários do Bradesco, denunciando que os altos lucros são garantidos com as péssimas condições de trabalho e com a cobrança de juros altos e tarifas abusivas dos clientes. Além disso, essa busca sem limites pelo lucro tem gerado insegurança e filas enormes. Os bancários reivindicam mais contratações para acabar com a sobrecarga de trabalho e para evitar que os clientes percam seu tempo em filas intermináveis.
O Bradesco se define como “Banco do planeta”, mas na prática nega aos trabalhadores auxílio educação, plano de cargos e salários justo, melhorias no plano de saúde e atendimento qualificado à população. A lei permite que o tempo máximo de espera na fila do caixa seja de até 15 minutos, em dias normais, e de até 20 minutos, em véspera e após feriadões e dias de pagamento de funcionários públicos. Os problemas com o banco devem ser denunciados na Central de Atendimento do Banco Central pelo telefone 0800-9792345.