BC reduz juro para 12,5% ao ano

(São Paulo) O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central anunciou nesta quarta-feira, 18, a queda de 0,25 ponto percentual, sem viés, na taxa Selic. Com isso, a taxa básica de juros da economia passa dos atuais 12,75% ao ano para 12,50% ao ano.

 

Foram quatro votos favoráveis à redução de 0,25 ponto percentual contra três, que votaram pela queda de meio ponto percentual. A ata da reunião deve sair na próxima semana.

 

A redução vai ao encontro da expectativa dos analistas de mercado ouvidos pelo Banco Central no último Boletim Focus, divulgado na sexta-feira da semana passada (13).

 

Para Carlos Cordeiro, secretário-geral da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro, a decisão era esperada, mas prejudica o país. "Mais uma vez, o zelo excessivo e injustificável do Banco Central só beneficia aos que lucram em operações no mercado financeiro", critica.

 

"O câmbio supervalorizado prejudica diversos setores da economia, e tem os juros altos como uma das causas", sustenta. Na opinião do dirigente, é que a medida não colabora com a busca por crescimento econômico. "Ao lançar o PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), o governo demonstrou que está disposto a atuar, mas o BC parece jogar contra." A Contraf-CUT defende, desde o início do ano, a saída do presidente do BC, Henrique Meirelles.

 

O presidente da CUT, Artur Henrique, divulgou nota criticando a falta de democracia do BC. "Ficou comprovado que notas oficiais não são consideradas pelo (…). Portanto, a CUT não se pronunciará hoje", escreveu. Posteriormente, a CUT divulgará análise sobre a ata do Copom.

 

Fonte: Contraf-CUT, com informações da Agência Brasil

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram