Bancários voltam a discutir emprego e centro de realocação com o Santander

A Contraf-CUT, sindicatos e federações se reúnem nesta segunda-feira, dia 2 de agosto, com o Santander, para discutir emprego, centro de realocação e o programa Recrutamento Interno (RI). A reunião foi agendada no Comitê de Relações Trabalhistas, mas a data foi adiada várias vezes em função da Copa do Mundo. O encontro ocorre às 14 horas, no Salão Nobre do edifício Altino Arantes (ex-Banespa), no centro da capital paulista.

“O emprego é um dos temas prioritários da Campanha Nacional dos Bancários 2010 e a retomada do centro de realocação é fundamental, visando evitar demissões e remanejar trabalhadores, diante do processo de fusão com o Real”, afirma o funcionário do Santander e secretário de imprensa da Contraf-CUT, Ademir Wiederkehr.

O objetivo é ampliar a realocação de trabalhadores dos centros administrativos ou de unidades em sobreposição para outras áreas administrativas ou para a rede de agências, onde existe muita carência de funcionários.

“Queremos também que o banco promova para os trabalhadores atingidos pelo processo de fusão cursos de capacitação para que possam exercer as novas funções com qualidade”, defende o dirigente sindical.

Outra reivindicação dos bancários é que seja dada ampla divulgação interna das vagas existentes, inclusive às entidades sindicais, bem como que sejam fornecidos aos sindicatos relatórios atualizados mensalmente do processo de remanejamento.

“Com o lucro acumulado de R$ 3,529 bilhões no primeiro semestre deste ano, conforme o cálculo pelo padrão internacional de contabilidade (IFRS), o que representa um crescimento de 44,3% em relação à primeira metade do ano passado, é injusficável a dispensa e a rotatividade de trabalhadores. É preciso, isto sim, a manutenção dos empregos, a geração de novos postos de trabalho e a melhoria da remuneração e das condições de saúde, segurança e trabalho”, conclui o dirigente da Contraf-CUT.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram