Até o final da tarde desta terça-feira, dia 8, 32.464 empregados da Caixa Econômica Federal haviam aderido ao novo Plano de Cargos e Salários (PCS) do banco.
A adesão foi iniciada nesta segunda-feira, dia 7, para os bancários das bases em que os sindicatos assinaram o acordo aditivo do PCS, e está disponível no Sistema de Recursos Humanos da Caixa (SISRH), opção 4.1. Nas bases que rejeitaram em assembléia a proposta, o PCS não será implantado.
“A adesão rápida e em massa dos empregados é um reconhecimento de que a unificação das tabelas do PCS foi uma conquista importante para os bancários”, avalia Plínio Pavão, coordenador da Comissão Executiva dos Empregados da Caixa da Contraf/CUT. “Agora, precisamos avançar e lutar por novas vitórias na campanha salarial deste ano”, sustenta.
Rio de Janeiro também aprova
Em nova assembléia realizada na data de hoje a base do SEEB/RJ aprovou a proposta do PCS por ampla maioria. Todas as bases que aprovarem até o dia 10/07, assinarão novo aditivo com a Caixa no dia 11/07, possibilitando a adesão dos bancários das respectivas bases a partir de 14/07.
Novas assembléias
O Sindicato dos Bancários de Espírito Santo realizará nova discussão sobre o PCS da Caixa no Congresso Estadual dos Bancos Públicos Federais (Caixa Econômica Federal – Banco do Brasil – Banco do Nordeste/BNB), que ocorrerá nesta quarta-feira, dia 9. O congresso dos bancários capixabas poderá decidir pela realização de uma nova assembléia, que poderá seguir os mesmos moldes da anterior ou ser plebiscitária, com votação nos locais de trabalho.