Sindicato de Mato Grosso realiza blitz para cobrar segurança nas agências

A diretoria do Sindicato dos Bancários e dos Trabalhadores do Ramo Financeiro de Mato Grosso (SEEB/MT) realiza blitz educativa nas 14 agências bancárias de Várzea Grande para cobrar segurança aos trabalhadores e clientes. “Já é o segundo assalto em menos de um mês em agências bancárias e um roubo em caixa eletrônico. Além dos danos psicológicos aos bancários, um vigia foi assassinado e um cliente saiu ferido. Os bancos devem aumentar a segurança”, cobra o presidente do SEEB/MT, Arilson Silva. Na semana que vem a blitz será realizada nas agências de Cuiabá.

Serão verificadas as condições das portas giratórias, se os detectores de metal estão em funcionamento, se os funcionários ainda atuam como guarda de chaves nas agências e o problema da aglomeração de pessoas. “Não é a primeira vez que cobramos mais investimentos dos banqueiros em segurança. As instituições financeiras prestam serviços ao público e tem sua cota de responsabilidade”, argumenta o presidente do sindicato.

A segurança bancária é, inclusive, uma das cláusulas em discussão da Convenção Coletiva entre bancários e banqueiros. Na próxima semana haverá nova rodada de negociações. “Nós já reivindicamos vidros blindados, portas giratórias na entrada da agência, antes das pessoas adentrar na área dos caixas eletrônicos e câmeras do lado externo”.

O presidente do SEEB/MT entrou em contato com a direção do Banco do Brasil e solicitando a emissão de Comunicado de Acidente de Trabalho (CAT) aos funcionários que foram reféns do assalto. O objetivo é assegurar que se algum deles necessitar de auxílio psicológico o tratamento seja enquadrado como acidente de trabalho. “Estive no local e conversei com os funcionários. O pavor foi muito grande. Já passou da hora dos governos investirem mais em segurança pública e os bancos também. Clientes e bancários estão cansados de estarem expostos ao perigo”, disse Arilson Silva.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram