A Superliga dos Bancários volta às ruas nesta quarta-feira, dia 26, em duas manifestações que serão realizadas no Centro Empresarial Itaú Conceição (Ceic) e no Centro Administrativo Tatuapé (CAT), em São Paulo.
A mobilização ocorre um dia antes da segunda rodada de negociações entre trabalhadores e banqueiros da Campanha Nacional 2009, e vai marcar também o lançamento do gibi que desvenda toda a história da Superliga e do grupo dos Irresponsáveis. O gibi traz, ainda, a letra do jingle da campanha e uma área especial para as crianças colorirem.
Superbancário, Delegada Maravilha, Terceiro-Man e Capitão Gerente passam primeiro pelo CAT, logo às 7h. Depois, partem para o Ceic, onde a chegada está prevista para as 11h30.
Além dos personagens da Superliga e dos Irresponsáveis, os dirigentes sindicais estarão nos locais para conversar com os bancários sobre o andamento da Campanha Nacional e sobre as reivindicações.
Negociação
A rodada de negociação desta quinta-feira, dia 27, vai tratar do tema emprego. O presidente do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Luiz Cláudio Marcolino, pretende cobrar dos bancos mais respeito com os trabalhadores e apresentar propostas de travas mais efetivas contra as demissões.
“Já conseguimos avanços diante das fusões desse ano, como os centros de realocação e os incentivos à aposentadoria, mas esperamos mais compromisso com os trabalhadores. Os bancos têm de parar de terceirizar e trazer de volta para a categoria bancária os empregados que estão nas terceirizadas. E colocar na Convenção Coletiva de Trabalho uma cláusula em que se comprometam a respeitar os empregos, nos moldes da Convenção 158 da Organização Internacional do Trabalho (que proíbe dispensas imotivadas)”, cobra Marcolino. “Devem isso para os bancários e para o Brasil.”