Na manhã de sexta-feira, dia 7, os diretores do Sindicato dos Bancários de Camaquã-RS, Sandro Cheiran e Ciro Becker, ao realizarem visita de solidariedade aos colegas do Banrisul e Sicredi de Mariana Pimentel que sofreram no dia anterior um violento assalto, depararam-se com uma cena lamentável. Um dia após o fato e com o Posto de Atendimento destruído pelo crime, o banco enviou funcionários novamente para reabrirem o estabelecimento.
Com uma porta que dá acesso ao interior da agência sendo amparada apenas por um pequeno móvel e os vidros quebrados, além de marcas de bala no teto, os funcionários tentavam conter a preocupação organizando o que foi remexido pelos bandidos. Nem mesmo numerário tinham para iniciar o dia.
Em contato com o Sr. Álvaro, gerente da agência de Barra do Ribeiro, responsável pelo Posto, Sandro recebeu o argumento de que o banco solidarizando-se com a comunidade, pelo acontecido, iria abrir as portas e ainda perguntou como estava a agência do Sicredi, ou como referiu-se, “a concorrência”. O dirigente sindical de pronto disse que não aceitaria a abertura do posto naquelas condições e frisou que o mais importante eram as vidas dos funcionários e clientes, ressaltando que iria tomar as providências cabíveis.
Após vários contatos através da diretora da Federação dos Bancários do RS, Denise Correa, junto á direção do Banrisul, o posto finalmente foi fechado para que sejam feitos os reparos gerados pelo crime.
É de se ressaltar neste episódio a atitude responsável por parte da direção da Sicredi, a outra agência invadida, que enviou dois de seus diretores para acompanhar os funcionários e manteve as portas da agências fechadas, sendo liberadas para o atendimento normal somente nesta segunda-feira, dia 10, segundo informou o vice-presidente da Sicredi Centro Leste, Paulo Falcão.
O episódio de Mariana Pimentel, longe de ser isolado, mostra a irresponsabilidade do Governo do Estado com a Segurança Pública, que mantém pequeno posto da Brigada Militar com um efetivo de dois policiais, para uma população de mais de 4 mil habitantes, aliada ao descaso do Banco com seus funcionários e clientes.
O Sindicato irá oficiar o Banrisul para que tome providências com relação aos Postos de Atendimento, pois os mesmos não apresentam a mínima segurança a funcionários e clientes.