Bancários de Pernambuco usam ator-espantalho para lançar Campanha Nacional

Os bancários de Pernambuco lançaram sua Campanha Nacional 2009 no Recife, na terça-feira, dia 11, com atos nas agências bancárias do Bairro de Santo Antônio, das 9 horas ao meio dia. O ponto de partida foi a Agência Guararapes da Caixa Econômica Federal, onde o Sindicato realizou as atividades da Operação Carrossel, que mobiliza empregados e clientes por melhores condições de trabalho e atendimento.

Na quarta-feira, 12, as ações ganharam Olinda, a partir da agência Marcos Freire, também da Caixa e, na quinta, 13, é a vez da região de Casa Amarela, Zona Norte da capital, onde a Caixa também inicia as atividades. O secretário de Políticas Sociais da CUT Nacional, Expedito Solaney – que também é diretor do Sindicato – participa dos atos, também como representante da Central.

Este ano, o foco da campanha é a denúncia contra a ausência de responsabilidade social dos bancos. O mote, BANCOS ABUSAM, se desdobra em questões diversas, que atingem bancários e clientes: demissões, filas, insegurança, metas abusivas, juros e tarifas excessivos.

Na Caixa Guararapes, a Operação Carrossel retardou a abertura até 13 horas, como de costume. A reunião entre os bancários contou com cerca de 40 trabalhadores. Entre os clientes, não houve atritos, apesar do movimento intenso da unidade. Enquanto um grupo participava da discussão com os empregados da Caixa, outro percorria as agências das imediações, acompanhados do ator-espantalho (foto).

O personagem incorpora uma idéia da mídia nacional da campanha, de utilização de bonecos, com uma diferença: trata-se de um boneco vivo. Em interação com os clientes, ele fez o papel daquele que espanta a o desemprego, o assédio moral, o adoecimento dos trabalhadores, o mau-atendimento aos clientes e todas as mazelas da irresponsabilidade social dos bancos.

No Bairro de Santo Antônio, dia 11, o cortejo passou por oito agências das onze em atuação naquela área do centro do Recife: Banco do Brasil e Real, da Guararapes; Unibanco, da Praça do Diário; Itaú, da Primeiro de Março; Bradesco e Santander, da Imperador; Banco do Brasil e Unibanco, da Dantas Barreto. Em Olinda, dia 12, além da Caixa, percorreu as duas agências do Bradesco e um do Itaú, Unibanco, HSBC, Banco do Brasil e ABN Real.

No interior da Caixa, no Recife como em Olinda, os funcionários discutiram temas como saúde, segurança, Plano de Cargos Comissionados, fator previdenciário, e estratégias para a Campanha Nacional que se inicia. O mesmo se dará na Agência Casa Amarela, Zona Norte da capital, onde o Carrosel gira nesta quinta-feira, 13, completando o ciclo de lançamento da Campanha Nacional dos Bancários 2009.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram