Evento apontou desafios para a autonomia econômica das mulheres
A Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM) promoveu na última quarta-feira (23), em Brasília, o encontro “Diálogos sobre o Mundo do Trabalho: Desafios para a Autonomia Econômica das Mulheres”, com mulheres sindicalistas.
O encontro discutiu os avanços e os desafios para a autonomia econômica das mulheres. A programação no período da manhã tratou da “Situação Atual das Mulheres no Mundo do Trabalho e Principais Desafios” e contou com o depoimento de Juvandia Moreira, presidenta do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região.
A sindicalista relatou a experiência das bancarias com a mesa temática de igualdade de oportunidades. Também participaram do encontro, a secretaria Geral do Sindicato dos Bancários de Brasília, Cida Sousa e as diretoras Rosane Alaby, Helenilda Candido .
Na parte da tarde, foi apresentado o programa Pró-Equidade de Gênero e Raça, da SPM, sobre o qual a secretária de Mulheres da Contraf-CUT, Deise Recoaro, teceu algumas criticas sobre o programa.
“Desde o lançamento deste programa as bancárias vêm reivindicando uma participação mais efetiva dos sindicatos. As empresas como o BB e a CEF recebem o selo com conquistas que foram alcançadas a partir das campanhas salariais. Alem disto, não notamos grandes evoluções nas relações de trabalho neste bancos na questão de gênero, ao contrário recebemos denúncias de retrocessos no que se refere ao tema”, relatou Deise.
Também foi discutido, entre outros assuntos, o projeto de lei 6653/2009, que cria mecanismos para garantir a igualdade entre mulheres e homens, para coibir práticas discriminatórias nas relações de trabalho urbano e rural, bem como no âmbito dos entes de direito público externo, das empresas públicas, sociedades de economia mista e suas subsidiárias.
Deise Recoaro também irá representar a CUT em Audiência Pública na Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Púbico, que está marcada para a próxima terça-feira (29) às 14h30, no plenário nº 12 do anexo II da Câmara dos Deputados.