Deputado criticou atuação do BC e participou da passeata dos bancários
Os bancários da Paraíba fizeram nesta sexta-feira (19) o lançamento da Campanha Nacional 2011 em frente ao condomínio do Banco do Brasil na Praça 1817, no centro de João Pessoa, em um ato público que contou com a participação do deputado federal Ricardo Berzoini (PT-SP).
A diretoria do Sindicato dos Bancários da Paraíba apresentou à sociedade a pauta de reivindicações da categoria e ressaltou que os bancários também estão lutando por mudanças nos bancos, que atendam aos anseios da sociedade e tragam benefícios para clientes e usuários.
O presidente do Sindicato, Marcos Henriques, enfatizou os lucros dos bancos e a falta de responsabilidade social na distribuição desses recursos com a sociedade. “Os banqueiros já lucraram até demais e agora é hora de favorecer a sociedade pela redução das tarifas e taxas, investimento em segurança e contratação de mais bancários”, ressaltou.
Em sua exposição, Berzoini reafirmou seu apoio à luta dos trabalhadores, cujas dificuldades conhece desde sua experiência como presidente do Sindicato dos Bancários de São Paulo e da antiga Confederação Nacional dos Bancários (DNB-CUT). O deputado também criticou a atuação conservadora do Banco Central.
Para o deputado, a forma como o BC vem conduzindo e aumentando, mês após mês, a taxa de juros vai contra a necessidade de o país continuar crescendo. “O Banco Central tem atuado como um verdadeiro sindicato dos banqueiros e não está interessado em defender os anseios da sociedade”, criticou.
Após o ato público, os bancários seguiram em passeata pelas principais agências do centro da cidade e do corredor financeiro da Epitácio Pessoa, mobilizando os bancários e sensibilizando os clientes para os prováveis desfechos da campanha, que poderá culminar com a deflagração de uma greve, caso os banqueiros ajam com intransigência.
Os bancários avaliaram positivamente o lançamento da campanha, que aconteceu em alto estilo, com direito a fogos, orquestra de frevos, carro de som, faixas, cartazes e jornal do cliente. O destaque ficou por conta da representação lúdica da distância entre o “lucro dos bancos” e o “salário do bancário”, respectivamente representados por um ator em pernas de pau e um anão.
Inspirado nessa representação, o militante Ricardo Brindeiro, que estava na agência centro do Itaú, mostrou de forma criativa e musical como os bancários juntos podem enfrentar os banqueiros, e logo, logo todos estavam a cantar o refrão animado: “Pisa ligeiro / Pisa ligeiro / Quem não pode com a formiga / Não atiça o formigueiro…”.