Nesta quarta-feira, dia 25, os banrisulenses farão uma manifestação diferente. Em vez de vestirem roupas de cor preta, usarão peças amarelas para trabalhar. O objetivo é reivindicar da direção do banco o pagamento imediato das promoções, o retorno da ginástica laboral e o fim das metas abusivas. A mobilização está sendo convocada pela Fetrafi-RS, Sindicato dos Bancários de Porto Alegre e Comando dos Banrisulenses.
A Fetrafi-RS enviou na segunda-feira aos sindicatos de todo o Estado os adesivos que poderão ser utilizados pelos banrisulenses nos locais de trabalho.
Fim das metas
Na última edição do informativo Nossa Voz, veiculada no mês de julho, o movimento sindical bancário denunciou a rotina de metas abusivas imposta aos funcionários do Banrisul, principalmente aos Caixas, Plataformistas e Operadores de Negócios.
Promoções atrasadas
A direção do Banrisul ainda não divulgou aos funcionários a abertura do processo das promoções regulamentares 2010. O movimento sindical reivindica a divulgação imediata e o pagamento em folha suplementar.
Ginástica Laboral
O Dia do Amarelo também irá cobrar o retorno do Programa de Ginástica Laboral, suspenso pelo banco em 2009, sob alegação de baixa freqüência dos banrisulenses. Entretanto, de acordo com uma consulta feita pelo SESMT, com a participação de representantes dos trabalhadores na Comissão Paritária de Saúde, cerca de 90% dos funcionários querem o retorno do programa o mais breve possível.
Entrega da pauta
A entrega da pauta de reivindicações específicas dos banrisulenses, inicialmente agendada para quinta-feira, dia 26, foi remarcada após solicitação da direção do banco, para o mesmo dia da mobilização (25), às 16h30. A entrega será feita pelo Comando dos Banrisulenses, na Direção Geral do Banrisul.