O Sindicato dos bancários de São Paulo, Osasco e região está em contato com a direção do HSBC para que sejam suspensas as demissões dos funcionários do setor Auto Finance.
Segundo denúncias que chegaram ao Sindicato nos últimos dias, por volta de sessenta trabalhadores foram dispensados, entre operadores, supervisores e funcionários da área comercial. “Até mesmo quem possuía mais de dez anos de empresa foi demitido sumariamente”, critica a diretora do Sindicato e funcionária do HSBC Cleuza Rosa da Silva.
A dirigente lembra que todos os bancos, inclusive o HSBC, foram beneficiados com a mudança no recolhimento do compulsório para as instituições financeiras. “Foram disponibilizados R$ 56 bilhões com o objetivo de manter a oferta de crédito. Os dispensados do Auto Finance trabalham justamente com o crédito para a aquisição de veículos. Como o banco pode explicar uma coisa dessas?”, questiona a dirigente.
Cleuza afirma ainda que os trabalhadores poderiam ser realocados para agências e concentrações que estão com carência de pessoal. “Nada justifica a demissão.”